Como se tornar um professor de artes marciais?

Quem gosta de esportes mais intensos, provavelmente, gosta de artes marciais, as famosas lutas. E para se tornar um “mestre das artes marciais”? O que é preciso fazer ou estudar?

 

Quem gosta de esportes mais intensos, provavelmente, gosta de artes marciais, as famosas lutas. Muita gente associa elas ao Oriente, e países como Japão e China, afinal, de lá vieram algumas das lutas mais conhecidas hoje em dia, como caratê, judô e kung fu.

Entretanto, as artes marciais incluem também lutas “Ocidentais” e americanas, como boxe, capoeira, krav maga, huka-huka, e tantas mais. Afinal “Arte marcial” diz respeito às técnicas de combate corporal que, vistas em perspectivas, trazem filosofias de vida e técnicas similares.

Logo, muitos atletas de lutas aprendem diferentes estilos, embora se aprofundem apenas em um. E para se tornar um “mestre das artes marciais”? O que é preciso fazer ou estudar?

Veja nosso artigo e prepare seu quimono!

 

1.     Seja praticante dessa luta

Alguém até pode estudar uma luta, para seu beneficio próprio ou de terceiros. Contudo, para ensinar ela, não basta isso. É preciso ser um praticante. Como você pode ensinar algo que não faz?

Você pode Gostar Também:

E praticar vai muito além de saber golpes e movimentos. Uma arte marcial, geralmente, tem uma filosofia de vida, uma série de regras acerca de disciplina e conduta, maneiras de entender como funcionam os desafios.

Não por acaso, atletas de lutas eventualmente fazem palestras em empresas: ser um praticante de uma luta é ter essa luta como uma forma de entender o mundo.

 

2.     Estude Educação Física

Trabalhar ensinando um esporte sem ter uma formação em Educação Física é, praticamente, impossível. No passado acontecia, mas os professores eram pessoas com muita experiência “de vida”.

Eles sabiam entender como o corpo precisava ser preparado. Mas isso vinha de muitos anos de experiência.

Hoje, ser um profissional de Educação Física facilita a vida de treinadores, pois eles recebem educação formal sobre aspectos anatômicos, aprendem sobre ética e esportes, sobre questões biomédicas essenciais.

Esses conhecimentos são fundamentais, para que o esportista não sofra problemas de saúde, e faça seus treinos da maneira mais segura e adequada possível.

 

3.     Faça parte de uma academia

Artes marciais também são coletividade. Esqueça filmes como Karatê Kid ou Rocky, um lutador, onde o esportista treina sozinho com o treinador.

Esportistas profissionais participam de uma academia de lutas, onde há outros esportistas, e todos treinam juntos, um auxiliando o outro.

Logo, se você quer trabalhar com artes marciais, se junte a uma academia esportiva, se já não fizer parte de uma. Fazer parte desse coletivo é essencial, para você aprender com os mais velhos, e aprimorar sua pratica diária.

 

4.     Inscreva-se na federação regional de seu esporte

Fazer parte da federação regional ou nacional de seu esporte é importante, porque, por meio dela, você entra em contato com outros atletas, se aprimora em sua prática, tem a possibilidade de participar de eventos e congressos.

Além disso, a federação te dá segurança, seja como profissional, seja como esportista, além de estabelecer parâmetros para a sua atuação.

Assim, você evita problemas legais, ao dar aulas, e fica respaldado em sua forma de trabalhar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.