Como virar professor de yoga?

 

Uma das atividades físicas mais populares dos últimos anos é o yoga. Unindo a parte física, que pode ser intensa ou mais calma, à parte esotérica, da Índia Milenar, o yoga é uma das opções mais buscadas por quem quer fazer exercícios – mas não gosta de academias.

Parte de seu sucesso se deve a filosofia da atividade: o silêncio das práticas, a meditação que é intrínseca a realização dos asanas (as posições do corpo), e é voltada a percepção do praticante sobre si mesmo, as orientações sobre como se portar no mundo para além do momento do yoga.

Além disso, existem várias “escolas” ou estilos de yoga. Alguns são muito mais focados em meditar silenciosamente. Outros, focam em fazer os asanas, às vezes, com velocidade.

Assim, o yoga ganhou o mundo, e milhares de adeptos. Isso abriu mais uma possibilidade de trabalho para pessoas que gostam de fazer trabalhos corporais.

Mas afinal, como você se torna um professor de yoga? Veja no nosso artigo.

 

Faça yoga

Se você quer ensinar algo, faça o que você ensina. Isso é o ponto-chave do yoga. Principalmente, quando se trata de uma atividade física. Parece óbvio, mas em alguns casos, não é. Vamos entender:

No campo das academias de ginástica menos comprometidas com o ensino de qualidade, não é incomum vermos professores de Educação Física passando exercícios ou sequências em aparelhos, quando eles mesmos não fazem uso desses.

Isso é possível no treino funcional, por conta da formação desses profissionais.

Eles aprendem sobre anatomia e fisiologia, e portanto, sabem (ou deveriam saber) orientar quanto ao modo como aluno faz o exercício, quais são as reações esperadas, os sinais físico que indicam a possibilidade de aumentar pesos ou repetições…

 

Não é só corpo, não é sé mente

No yoga, isso não funciona dessa maneira, pois, nessa prática, o professor precisa entender a relação material-imaterial que é intrínseca ao yoga, e que permeia toda a prática.

Todos os asanas têm um motivo para serem da forma como são, e geralmente eles têm explicações esotéricas que permeiam a forma como eles são feitos.

A única forma de você entender isso é fazendo isso. Claro que o estudo é essencial. Mas nesse caso, há uma filosofia implícita, que o professor (e os alunos) devem adotar e acreditar, senão, a pratica perde seu sentido.

Nada impede você de fazer uma aula de yoga sem a parte esotérica. Mas nesse caso, você não está fazendo o yoga de fato – está repetindo movimentos, sem entender a relação deles com sua vida.

 

O que estudar para ser professor de yoga?

Assim, chegamos à pergunta que muitos devem estar se fazendo: o que é preciso estudar, para ser professor de yoga?

Estudar Educação Física é sempre uma boa opção, pois com esse curso, você aprende sobre o corpo em seu sentido mais fisiológico e biológico.

Entretanto, é essencial fazer cursos de yoga, para aprender sobre a Filosofia da prática, para além da parte física, assim, embasando suas aulas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.