Como abrir uma academia de ginástica?

 

Muitas pessoas que se formam em Educação Física, ou que tenham uma trajetória no esporte profissional, provavelmente já pensaram nessa ideia: “vou abrir uma academia de ginástica” (ou “um estúdio de pilates”, “um dojô de caratê” etc…).

Se você tem espírito de empreendedorismo, essa pode ser uma ótima ideia para que você trabalhe com aquilo que gosta, crie uma atividade diferenciada, e ainda ajude pessoas.

Além disso, esse setor é um dos que mais cresce no Brasil.

Entretanto, abrir uma academia não é algo simples.

Como você pode imaginar, seu primeiro problema será a concorrência, ainda mais pelo fato de termos algumas empresas de ginástica, presentes em quase todas as cidades brasileiras.

Segundo, você precisa se planejar financeiramente. Afinal, há vários investimentos aqui envolvidos.

Quer saber mais sobre esse assunto? Leia nosso artigo, para saber como criar sua própria academia de ginástica.

 

1.      Veja a concorrência

A primeira coisa que você deve considerar é a concorrência. Há empresas de ginástica com sedes em todo o Brasil, com equipamentos de alta qualidade e planos de valores populares.

Logo, você precisa conhecer sua concorrência.

Tanto a concorrência em nível nacional (quais são as maiores redes, porque elas são tão populares) quanto em nível local (quais são as academias do bairro onde você quer abrir a sua, como elas funcionam, o que oferecem).

E vale dizer: olhar a concorrência não é “conspirar” contra ela. É fazer nosso próximo tópico:

 

2.      Descubra qual será o seu diferencial

Como falamos, há milhares de academias de ginástica no país, dentro de diferentes formatos, algumas com equipamentos altamente tecnológicos.

Então, num primeiro momento, você pode sentir desanimo e desmotivação. Mas pense: qual será o diferencial da sua academia? O que a sua academia vai oferecer que nenhuma outra terá?

Outra forma de pensar a questão é: o que as pessoas querem em uma academia de ginástica, mas não encontram nas que já existem? Converse com frequentadores, veja fóruns.

Essas são as “perguntas dos milhões”, aquelas que vão dizer qual é a grande vantagem da sua academia em relação a todas as outras.

 

3.      Se planeje financeiramente

Parece óbvio, mas muita gente esquece desse ponto, quando vai abrir um negócio. Ter reservas de dinheiro, uma reserva de emergência e uma segunda fonte de renda são importantes, nesse caso.

Lembre-se, você precisa alugar uma sede, comprar aparelhos, ter infraestrutura, investir em alguma publicidade… São muitos gastos!

Por mais que você tenha MEI e pegue uma linha de crédito especial, considere a possibilidade de pouco ou nenhum lucro nos primeiros meses.

Por isso, tenha suas finanças planejadas e planilhadas, e tome cuidado nas decisões financeiras.

 

4.      Aposte em conteúdo digital

Atualmente, é quase impossível que uma empresa sobreviva sem participação ativa nas redes sociais. Logo, esse é um recurso que você deverá adotar.

Crie conteúdos digitais da sua academia, faça vídeos e stories, chame influenciadores, crie conteúdos interativos…

Para seu negócio prosperar e lucrar, ele precisa ser visto. As redes estão aí para isso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.