O que é um press release?

 

Quando você vai fazer uma campanha de marketing, é importante que você anuncie seu produto (ou cliente) de forma detalhada, destacando pontos positivos, vantagens, a história de vida desse, dentre outros.

Porém, todo esse trabalho de construção de imagem não é colocado na campanha em si. Ele surge em um recurso, usado principalmente por assessores de imprensa, chamado de press release.

Em português, poderíamos traduzir como “boletim de imprensa”, e sua função é, justamente, informar e divulgar algo, para a imprensa.

Porém, como fazer um press release? Como ele deve ser construído? Que elementos entram num texto dessa natureza?

Para saber mais, leia nosso artigo e saiba tudo sobre essa ferramenta de comunicação.

 

Objetivo: comunicar aos comunicadores

Um press release, diferente de uma campanha de marketing, storytelling ou reportagem, não é voltada para o grande público. Pelo menos, na maioria das vezes.

Ele é redigido por um profissional de comunicação (jornalista, publicitário ou relacionado) e é direcionado a profissionais de mídia. No caso, das mídias envolvidas com a área do press release.

Dessa forma, o press release se assemelha a uma reportagem, mas uma reportagem com público-alvo específico, jornalistas, profissionais de rádio e TV e demais comunicadores.

Para tanto, assessores responsáveis pela produção do press release precisam se ater a questões fundamentais da notícia:

  1. Quem são os envolvidos
  2. O que está sendo feito
  3. Onde é o local do informe
  4. Quando acontecerão (ou aconteceu) os fatos
  5. Como acontecerão essas ações
  6. O porquê dessas ações

 

A estrutura de um boletim de imprensa

A partir desses seis pontos, o assessor de imprensa vai construir o press release. Contudo, o texto não pode seguir uma estrutura óbvia ou direta (isso é, respondendo às questões acima de forma tão explícita).

Para tanto há recursos em sua estrutura, que servem para atrair o interesse de jornalistas e demais comunicadores, uma vez que esses profissionais, na hora de desenvolverem suas pautas, acessam milhares de notícias.

Logo, o press release começa pelo título, que deve ser instigante, informativo e criativo, mas não longo demais.

Então, é preciso ter uma data e local, e essa pode ser bastante direta, igual a uma notícia, isso é, logo abaixo do título.

 

Lead e conteúdos

A parte mais complexa, por assim dizer, começa aqui: com o lead e os conteúdos.

O lead é texto antes do o parágrafo inicial, que resume a notícia, e precisa trazer elementos de criatividade, para despertar o interesse dos leitores, e convencê-los a continuar a ler.

Já no parágrafo inicial, os fatos principais da notícia precisam estar resumidos. Isso é, o “Quem”, “O que” e “Porque” e “Como” precisa estar aqui, não necessariamente nessa ordem.

Então, há o corpo do texto. Nessa parte, que pode ter dois ou mais parágrafos, o autor do press release traz mais informações relevantes, e complementares a notícia principal.

Por fim, há a conclusão, que resume os parágrafos anteriores, e eventualmente traz alguma informação nova e as informações de contato.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.