4 dicas para lidar com turmas difíceis, sem se estressar

 

Uma das maiores dificuldades na vida de qualquer professor é o stress, decorrente dos embates com turmas “difíceis”, isso é, aquelas turmas com muitos problemas.

E quem é professor há mais de 2 anos, certamente, já enfrentou o problema: é a sala com alunos envolvidos com drogas, ou em alta vulnerabilidade social, ou extremamente mimadas e arrogantes…

Porque, tanto em colégios de elite econômica, quanto em colégios de áreas vulneráveis há turmas difíceis. Os problemas de comportamento de um aluno não se relacionam, necessariamente ao seu contexto socioeconômico.

Por isso, turmas difíceis existiram em qualquer escola. Assim, como lidar com elas, sem um stress maior do que o necessário?

Veja nosso artigo, para você ter uma carreira docente mais tranquila.

 

1.      Não leve para o lado pessoal

Muitas vezes, os estudantes que agem de forma reprovável o fazem por um motivo: porque enfrentar a figura de autoridade é sua forma de se afirmarem diante do mundo.

Há alunos que têm pais ausentes, e há aqueles com pais violentos, e, em ambos os casos, enfrentar as autoridades é uma forma deles “extravasarem”.

Por isso, acontecem ofensas, descaso, comportamento arrogante. Não leve para o lado pessoal. claro que você deve exigir respeito e não aceitar xingamentos; quando acontecer, envie pra direção, expresse seu desgosto, convoque os pais.

Mas não pense que é algo contra você – é contra o que você representa.

 

2.      Onde não tiver espaço para inovar, não inove

Há professores que têm programas de ensino revolucionários, e querem colocar eles em todos os contextos.

Porém, há vezes em que a sua melhor opção é uma abordagem tradicional. Lousa, cópia, ler o livro, fazer exercícios…

Os motivos que levam a isso são inúmeros, e as soluções, na maioria das vezes, dependeria de uma ação coletiva escola-comunidade.

Então, não gaste sua energia se, diante de uma didática inovadora você só tiver recusas. Há casos nos quais só a tradição funciona.

 

3.      Aceite pequenos resultados

Existem situações com salas difíceis em que qualquer resultado mínimo já pode ser considerado um resultado positivo.

Quando você estiver diante de uma situação assim, não menospreze os triunfos conseguidos. Salas “difíceis” são desafiadoras, por trazerem problemas maiores do que a vida escolar.

Assim, quando estiver numa sala com esse perfil, reconheça as pequenas conquistas, quando elas acontecerem, e entenda: se não foi possível ir além, não foi sua culpa.

 

4.      Lembre-se: você não é seu trabalho

Afirmar que “você não é seu trabalho” significa entender que sua vida pessoal, suas realizações de vida e seus planos de carreira não devem depender, apenas, do seu emprego.

Ou seja, você não deve pensar que “fracassou” ou “falhou” na vida, se não conseguir lidar com uma sala. Você precisa ter diversos projetos para sua vida, para além do trabalho.

Se sentir realizado no trabalho é importante. Mas ele não é a única coisa que você faz, porque, eventualmente, ele vai ser frustrante e extenuante.

Assim, foque nos seus outros projetos.

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