Qual é a origem da prática esportiva?

 

Quase todo mundo gosta de esportes. Se não como praticante, como público. Em alguns casos, como ambos. Sejam eles coletivos, individuais, com aparelhos ou meramente corporais, esportes fazem parte da nossa vida.

Mas afinal, qual é a origem dessas práticas? Alguém pode pensar na ideia grega, de treinamento de tropas, já que muitas modalidades do atletismo vêm do treinamento de soldados.

O mesmo acontece, quando pensamos em lutas marciais, como no caratê, desenvolvido por agricultores japoneses, proibidos de usar armas, ou no krav maga, um esporte mais contemporâneo, utilizado por tropas israelenses.

Porém, isso não explica o porque de pessoas quererem assistir a essas práticas, ou fazer elas também, mesmo sem se alistarem em exércitos.

Assim, como começaram as práticas esportivas? Veja no nosso artigo.

 

Raízes militares

No início, esportes eram práticas voltadas a treinar pessoas, para elas garantirem a sobrevivência de um grupo, e isso pode ser observado em diversas culturas de todo o mundo.

Práticas como a corrida, o treinamento com armas, e a natação eram essenciais, para o caso de um confronto com outras nações, ou para enfrentar intempéries da natureza.

Não por acaso, todas as culturas têm práticas envolvendo lutas. Até mesmo povos indígenas (com huka-huka e chulukua) e povos do oriente médio (com silat e tahtib) e povos do continente africano (com dambe e a luta nuba) têm as suas.

Entretanto, associar esportes ao militarismo é reduzir sua importância. Cada cultura e nação viam as práticas corporais (e também os jogos, como xadrez, jogo da onça ou mahjong, que são esportes pouco físicos) por uma ótica.

Inclusive porque a palavra vem do francês “desport”, que pode ser traduzido como “recreação”.

 

Agradando os deuses, divertindo as pessoas

Há registros esportivos em diversos países do mundo, datando para mais de 4000 anos antes de Cristo. Porém, o significado dessas práticas variava.

Na China, por exemplo, o Tai Chi Chuan traz princípios esotéricos e filosóficos, em sua prática.

Os jogos olímpicos da Grécia Antiga tinham o sentido de celebrar os deuses, e selar um armistício com outras nações.

E foi o poeta romano Juvenal, em algum momento do primeiro ano da Era Cristã que falou “Mens sana in corpore sano” (em tradução livre, “mente saudável em um corpo saudável”).

Também podemos citar o caso de eventos na Inglaterra elisabetana (1558-1603), em que jogos como tênis e cabra-cega, e versões antigas de boliche e futebol eram executados, como entretenimento dos nobres, em festas.

 

Esportes hoje

Assim, no século 20, os esportes começaram a ser regulamentados por legislações internacionais.  De maneira geral, para uma prática ser esportiva ela precisa ter:

  • Uma federação que organiza a prática;
  • Regras fixas;

Mas claro que esportes praticados sem o intuito de competição também são esportes. Por exemplo, o cooper domingueiro.

Com a evolução da medicina, os esportes ganharam, também, o sentido de ser uma prática necessária, ao bem-estar físico e mental, além de terem inúmeras vantagens sociais, quando pensamos na confraternização entre pessoas.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.