Como ser um personal trainer destacado?

 

Uma das maiores dificuldades de profissionais da Educação Física é conseguir destaque, na carreira de personal trainer.

Porém, atualmente essa tarefa tem se mostrado mais complicada, uma vez que as ofertas de academias aumentaram consideravelmente nos últimos anos.

Por um lado, isso é positivo, porque mostra que a sociedade tem melhorado sua consciência corporal e demandas por saúde. Além disso, com mais academias abertas, há um aumento de vagas para profissionais de Educação Física.

Por outro, isso traz dois problemas. O primeiro é a padronização do trabalho do educador, que não consegue acompanhar a evolução questões pessoais de cada aluno, o segundo é a remuneração menor, pelo excesso de profissionais.

Assim, profissionais de educação física buscam a autonomia profissional, atuando como personal trainers, mas muitos não conseguem se destacar.

O que você precisa fazer, para se destacar como personal trainer? Veja nossas dicas, e seja um educador físico destacado.

 

1.      Faça treinos individualizados

Cada aluno é um caso único. Logo, seu treino não pode ser padronizado, por mais que ele seja totalmente original e criativo. Haverá alunos interessados em fazer treinos intensos, e evoluir suas competências. Outros, precisam só de alguém para corrigir seus erros em exercícios.

Assim, você precisa pensar seu aluno de forma única, mesmo que os planos dele sejam de apenas fazer 45 minutos de esteira por semana – e nada mais.

Por isso, conversar com seu aluno é vital. Você deve estar totalmente aberto a ouvir seu aluno, e atender o que ele pede, da melhor forma possível. Assim, seu aluno se sente atendido e contemplado, de uma forma que na academia ele não teria.

 

2.      Se especialize em nichos

Além de fazer treinos individualizados, se especializar em um nicho de mercado pode ser uma alternativa, para você se destacar. E nesse ponto, não tem alternativa: é preciso estudar seu nicho, e pensar questões particulares e novas para ele.

Por exemplo, profissionais de educação física para idosos com doenças degenerativas: quais exercícios podem ser feitos, para auxiliar uma pessoa com Alzheimer? Que resultados podem ser esperados de um aluno com Demência?

Se você focar em só um nicho de mercado, talvez você tenha menos alunos. Por outro lado, seu trabalho se torna uma referência na área.

 

3.      Faça contatos profissionais

Conhecer outros personal trainers é uma forma de você criar uma rede de contatos, além de descobrir novos treinos, técnicas e abordagens. Claro que você precisa ser extremamente ético nessas trocas, e não plagiar ideias.

Conhecer outros profissionais não significa “perder alunos”, mas ser indicado por um professor sem disponibilidade em sua grade horária, ou ser indicado por seu nicho ou especialização.

 

4.      Crie conteúdos online

Criar conteúdos (vídeos, postagens, lives) ajudam você a se destacar, porque mostram o profissional que você é, sua abordagem, metodologia e afins.

Além disso, ser produtor de conteúdo ajuda você a criar vínculos emocionais com os estudantes e possíveis estudantes, quando você mostra sua forma de entender seu trabalho e o mundo que o cerca.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.