Como se formar paisagista?

 

Uma das áreas de maior destaque de uma casa é seu jardim. Claro que há casas sem jardim – casas cuja porta dá direto para a rua. Mas mesmo essas, geralmente, têm áreas externas. E essa área externa não precisa ficar malcuidada: ela pode ser a parte mais radiante da casa.

O profissional responsável por isso é o paisagista.

Paisagistas não são pessoas responsáveis por cuidar das plantas de um jardim. Esse é o trabalho do jardineiro. O trabalho de um paisagista vai para além das plantas – e aqui podemos pensar no trabalho de Roberto Burle Marx (1909-1994) e Lota de Macedo Doares (1910-1967), que fizeram trabalhos memoráveis, em espaços públicos.

Um paisagista é, primeiramente, um profissional de arquitetura, que precisa pensar o espaço físico de um lugar, a partir de uma proposta de criação. Porém, ele também não trabalha só com arquitetura.

Como é o trabalho de um paisagista? O que se precisa estudar para ser paisagista? Para saber mais sobre essa profissão leia nosso artigo.

 

1.      Estude arquitetura

Você até pode ser um paisagista de “notório saber”. Contudo, ser formado em arquitetura vai facilitar – em muito – a sua vida profissional, porque com matérias de arquitetura e urbanismo você conseguirá criar projetos mais elaborados e refinados.

Além da parte teórica, em construção civil, projetos e desenho de plantas, a arquitetura vai trazer matérias em urbanismo, que auxiliaram você a pensar o espaço físico de seu projeto, seja ele em uma residência, espaço privado ou espaço público.

Com arquitetura você ainda aprenderá matérias como Física de Materiais, que trará teorias e formas de usar diferentes materiais (concreto, aço etc.), em um projeto, ainda deixando ele mais original e refinado.

 

2.      Estude Botânica

Você não precisa se especializar em Biologia, mas para ser um bom paisagista é preciso conhecer o básico de Botânica. Criar projetos de paisagismo, em 99% das vezes vai envolver inserir plantas em jardins ou espaços, ou reformar os jardins que já existam.

Estudar plantas, nesse caso, não é apenas conhecer os nomes, mas conhecer os ciclos, necessidades de diferentes espécies vegetais, suas origens, seus riscos e vantagens, e a melhor forma de inserir a espécie, em um projeto.

Por exemplo, no caso de um paisagista que seja incumbido de criar um projeto com cercas-vivas. Não basta apenas plantar – é preciso saber o que plantar e como manter.

 

3.      História Social

Criar um projeto de paisagismo é pensar a História Social desse lugar – pelo menos, se a sua intenção é criar um projeto que seja relevante para a memória ou os ocupantes desse local

Seja uma propriedade particular ou pública, o paisagista precisa fazer uma opção, na hora de criar um projeto, inserindo ou excluindo elementos, plantas, obras de artes e demais ícones, para que eles ressignifiquem o local.

Além disso, com História Social, o paisagista consegue repensar o local de seu projeto, a partir das relações sociais, identitárias, de uso ou finalidade, dentre outras, entre os ocupantes do espaço a ser construído (ou reformado).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.