Como organizar sua obra de arquitetura?

 

Embora obras sejam muito comuns de serem feitas, elas não são simples de serem feitas. De uma comum troca de azulejos, a uma reforma completa, uma obra é um procedimento que exige certa técnica e metodologia de trabalho.

Não por acaso, a organização de uma obra não é feita apenas pelo arquiteto, mas por uma equipe com arquitetos, engenheiros e demais profissionais de contabilidade e assessoria.

Isso porque, uma obra começa bem antes da “quebração”. Uma obra precisa ser planejada com antecedência, o local a ser reformado precisa ser estudado. Além disso, há a parte de custos e legislação.

Logo, como organizar a sua obra de arquitetura? Veja no nosso artigo e “mãos à obra”!

 

1.     Criação do projeto de Arquitetura Legal

A primeira coisa a ser decidida, antes de se começar uma obra, é saber O quê precisa ser feito e Onde. Pode parecer algo pequeno, se pensarmos em um cenário simples – trocar um lustre, instalar um ventilador de teto…

Essa parte é chamada de Arquitetura Legal. É o que garante que a reforma seguirá parâmetros corretos em execução e jurisdição.

Porém, é um passo extremamente importante, pois a partir dessas definições, os profissionais de Arquitetura e Engenharia responsáveis vão conseguir prever preparar o local, quais serão os custos e quais serão os possíveis contratempos.

 

2.     Materiais necessários

Outro ponto que pode parecer muito simples para os leigos, mas que, no entanto, é fundamental para a conclusão adequada de um projeto: a aquisição de materiais.

Os profissionais que forem assinar o projeto precisam considerar todas as condições do local, incluindo umidade, uso e intenções do contratante.

Logo, a definição de materiais, incluindo as quantidades, é fundamental, para o sucesso da obra. Lembrando que a compra idealmente ultrapassa a quantidade mínima, como uma “reserva de segurança”.

Aqui entra um fator decisivo para a maioria das pessoas: os custos. Eles envolvem material, mão-de-obra e prazos.

 

3.     Definindo as etapas e execução

A definição de etapas é outro procedimento muito importante, a fim de que a execução das obras não ocorra de forma desordenada, e nem que haja atrasos ou ações sem sentido.

Os profissionais à frente do projeto precisam definir quando cada etapa vai acontecer, e quanto tempo ela deve demorar – e fiscalizar a execução de cada uma.

Com isso, a obra ocorre de maneira organizada, dinâmica e precisa. Em outras palavras, os trabalhadores não vão ficar “sem ter o quê fazer” ou “sem saber o quê fazer”.

Após a definição de etapas, começa a execução.

 

4.     Conclusão

A conclusão de uma obra passa por mais do que a simples “liberação” do local para uso. Antes, os responsáveis técnicos precisam seguir uma série de procedimentos.

O primeiro deles é a retirada de materiais, a fim de evitar acidentes. Então, eles precisam fazer uma análise da obra, em termos de qualidade, acabamento, e demais critérios.

Por fim, os responsáveis precisam passar orientações para o contratante, tanto para explicar o que foi feito, quanto para orientar eventualidades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.