O que faz um analista de arquitetura?

 

Quando imaginamos a profissão de arquiteto, muitas vezes pensamos em artistas de edificações, como Oscar Niemeyer (1907-2012) ou Lina Bo Bardi (1914-1992), que com criatividade e perícia, criaram obras únicas.

Entretanto, há diversos cargos na arquitetura que são bem, mais técnicos, e exigem menos criatividade do profissional. Porém, são igualmente importantes e exigentes. Um deles é o de analista de arquitetura.

Os leigos imaginam que, na construção civil, o arquiteto só assina o projeto e passa orientações ao mestre de obras. Essa é uma visão equivocada. Arquitetos trabalham com uma equipe multidisciplinar.

Um arquiteto desenvolve projetos, porém, em seu escritório há diversos outros, que auxiliam no seu trabalho. Inclusive em questões burocráticas, metodológicas e legais (alvarás, escrituras e afins). Esses profissionais são os analistas.

Logo, o que um analista de arquitetura faz? Qual é a evolução na carreira? Veja no nosso artigo.

 

1.     Analistas fazem levantamento de custos

Esse talvez seja o encargo mais técnico de um analista, mas é um dos mais importantes, na hora de o escritório entregar um projeto, já que impacta a previsão de custos final, de um projeto.

Isso porque, analisar os custos não envolve apenas verificar o preço de materiais. O arquiteto precisa saber quais materiais ele deve cotar, qual é a quantidade necessária, para o projeto em questão, custo de mão-de-obra e equipamentos…

Além disso, a parte legal traz custos. A obtenção de alvarás, escrituras e demais documentação deve ser considerada. E quem faz essa contabilidade é o analista de arquitetura.

2.     Analistas fazem atendimento ao cliente

Quando pensamos em “atendimento ao cliente” em arquitetura, a maior parte das pessoas imagina arquitetos de televisão, que entram na casa das pessoas e começam a opinar sobre a posição dos moveis.

Essa é uma possibilidade. É o papel de um arquiteto renomado. O atendimento ao cliente, ao longo da execução do projeto, normalmente, fica a cargo do analista.

Ele estabelece a comunicação sobre mudança de prazos ou custos, ele leva dúvidas e questões, do cliente aos chefes de projeto, ele tira dúvidas técnicas…

 

3.     Analistas de arquitetura fiscalizam projetos

A fiscalização de projeto não é apenas “ver as normas de”, nem “verificar os papeis junto à prefeitura”; normalmente não são do arquiteto, mas do técnico de segurança do trabalho e da equipe de Legal Ops.

Fiscalizar um projeto se refere muito mais a verificar se a execução segue os detalhes do projeto, tais como uso de materiais adequados, pintura, tipos de equipamentos e peças.

Ou seja, criam identidades visuais padronizadas: uma franquia da Vila Olímpia, em São Paulo, deve ser exatamente igual (em termos de aparência) à franquia de Afogados, em Pernambuco, por exemplo.

 

4.     Montagem de showrooms

Showrooms e stands, sejam eles para eventos, imobiliárias ou feiras, são montados por arquitetos. Ou antes, por analistas subordinados a um gerente de arquitetura.

A montagem envolve reuniões com a equipe de marketing, criação do projeto (a partir de briefing fornecido pelo cliente), padronização visual, parte técnica, montagem e desmontagem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.