O que faz um fiscal de obras?

 

Um dos trabalhos de maior importância, para uma construtora, é o do fiscal. Esse profissional precisa ter um profundo conhecimento de Engenharia, Arquitetura e Legislação, a fim de que os planejamentos e execução de obras estejam acontecendo de forma correta.

Muitas vezes, esse trabalho é feito de modo informal, pelo chefe da segurança de trabalho, o que não é, em si, um problema.

Porém, ao formar uma equipe de fiscalização de obras, você consegue dinamizar a construção de um edificio, e superar a parte burocrática com mais tranquilidade.

Assim, entenda no nosso artigo o que um fiscal de obras faz, e qual é a sua importância para empresas de construção.

 

1.     Documentação

O fiscal de obras tem, como primeira função fiscalizar documentos. “Mas isso não é do departamento jurídico?” alguém poderá dizer.

E sim, de fato, um dos departamentos responsáveis pela fiscalização de documentos (principalmente para a obtenção de alvarás) é o Jurídico. Porém, sem alguém com formação em Arquitetura, essa análise fica mais demorada.

Sendo o fiscal de obras alguém formado em Arquitetura, a parte de documentação fica mais rápida, pois o profissional vai unir seu gabarito técnico às especificações legais, e produzir relatórios apontando incorreções, quanto à lei municipal de zoneamento e ao projeto em si.

 

2.     Auditoria operacional

O fiscal de obras também pode ser o responsável por auditar as operações de uma obra, a fim de identificar o mal-uso dos materiais, a execução de procedimentos, a conduta de operários e gerentes, e os relatórios produzidos pela equipe que esteja atuando na obra.

Essa auditoria não precisa ser diária – pode ser até mensal. Seu objetivo e verificar a produtividade da equipe e andamento do projeto, a fim de que a previsão de gastos não seja comprometida, e os prazos adiados.

Como o fiscal é um terceiro, seus relatórios são isentos, uma vez que eventuais equívocos e omissões poderiam indicar fraude ou estelionato de sua parte, para e com a empresa contratante.

 

3.     Fiscalização de segurança do trabalho

Ao pensarmos em fiscalização de obras, a maioria das pessoas pensa em “Segurança do Trabalho”. Esse também é um dos papeis dos fiscais. Vale dizer que obras precisam ter um engenheiro com formação em Segurança do Trabalho.

O fiscal pode ser esse engenheiro também, e nesse caso, seu encargo é na verificação do cumprimento de normas de segurança, tais como isolamento da área, sinalização e uso correto dos EPIs.

Além disso, o fiscal precisa coordenar as equipes de segurança, a fim de garantir que essas saibam quais são as normas em relação a uso dos equipamentos, preparação do terreno e entorno e criação de CIPA.

 

4.     Analise de arquitetura

Embora o analista de arquitetura seja o profissional responsável pela fiscalização a da construção, essa pode ser a função do fiscal ou de um dos membros de sua equipe.

Nesse caso, o fiscal é responsável por verificar se os modelos, estruturas e desenhos desenvolvidos nas plantas estão sendo cumpridos no canteiro pelos operários responsáveis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.