O que são EPIs? Qual é a importância deles para um trabalho? Primeira parte

 

Se você trabalha com obras, provavelmente você sabe que os equipamentos mais importantes do canteiro são os EPIs. Os Equipamentos de Proteção Individual.

O uso deles, mais do que uma forma de garantir a segurança pessoal, é obrigatório por lei, a fim de garantir a segurança do trabalhador, e a execução correta dos procedimentos.

Claro que alguns trabalhadores vão alegar acerca dos custos. Entretanto, empregadores não podem se esquecer de um artigo: o 166, que responsabiliza o contratante, pelo fornecimento gratuito dos EPIs.

Vale lembrarmos que existe uma normatização dos EPIs, e o uso ou fornecimento errado deles pode acarretar punições para a empresa.

Assim, qual é a importância de cada Equipamento? Como devem ser esses EPIs? Confira no nosso artigo.

 

1.     Capacetes

Capacetes são uma ferramenta que precisa unir conforto e segurança. Ele pode ser do tipo 1 (com aba total); 2 (com aba frontal); 3 (sem aba), a depender da natureza do trabalho.

Além disso, há 2 tipos principais: o A, que protege contra impactos e o B, que tem, além disso, resistência a descargas elétricas.

Por fim, há a coloração, que varia conforme o cargo ocupado pelo profissional, no canteiro de obras:

  • Cinza: engenheiros
  • Branco: mestre de obras
  • Azul: pedreiro
  • Verde: serventes e operários
  • Vermelho: carpinteiros
  • Preto: técnicos de segurança
  • Beges: setor administrativo
  • Laranja: eletricistas
  • Amarelos e marrons: visitantes

 

2.     Óculos

Os óculos de proteção devem ser de material resistente a impactos e, devem ter mecanismo para garantir a fixação adequada na face. Além disso, eles podem variar, conforme o trabalho a ser executado, em relação ao filtro de luminosidade.

Existem óculos de proteção com filtros de raios UV, radiação infravermelha, e luminosidade intensa.

 

3.     Capuzes

Capuzes também são obrigatórios, a depender do tipo de serviço. Elas podem ser do estilo balaclava (apenas com abertura para a boca e olhos), e podem cobrir todo o pescoço. Além disso, o material precisa ter resistência a temperaturas e compostos químicos.

 

4.     Máscaras

As máscaras podem variar, conforme o tipo de trabalho, e elas podem ser uma simples proteção contra fumaças e odores (a famosa PFF, seno a 1 mais simples e a 3, comfiltro), até serem de alta proteção – com filtros de ar, cobertura emborrachada e lentes.

Porém, há serviços, como soldagem, que exigem máscaras especiais.

 

5.     Protetores auriculares

Esses protetores não são fones de ouvido, mas equipamentos de segurança (que podem ser, também, fones).

O modelo mais simples é o moldável, que é um pino de espuma. O pré-moldado é menos ajustável, e parece uma árvore.

O abafador, por sua vez, é aquele que cobre toda a orelha, e parece um fone de ouvido antigo. É o modelo usado em aeroportos, por exemplo. A desvantagem deles é em relação ao tamanho, mas em contextos como aeroportos, apenas esse modelo cumpre o papel de forma adequada.

 

Ainda existem EPIs para o corpo. Continue lendo sobre, aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.