Cria Unicamp: inscrições para o curso de preparação para o Vestibular 2025 estão abertas

O curso é totalmente gratuito

Cria Unicamp é um programa de preparação gratuito para o Vestibular 2025 da Unicamp criado pela Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), a comissão responsável pela realização do processo seletivo.

O programa foi criado para interagir com os vestibulandos e contribuir na preparação dos estudantes de ensino médio para a próxima edição processo seletivo da Unicamp, cujas datas foram divulgadas nesta segunda-feira (18).

O Cria Unicamp é um programa de preparação totalmente gratuito e terá, em 2024, 200 vagas, sendo metade dessas para alunos que estudam em uma escola da rede pública.

Ficou interessado e quer descobrir mais? Continue lendo o texto que preparamos para você e entenda como participar do Cria Unicamp e turbinar a sua preparação para o Vestibular 2025 da Unicamp.

Entenda o funcionamento do Cria Unicamp

O Cria Unicamp será realizado aos sábados, ao longo do primeiro semestre de 2024, antes da primeira fase do Vestibular Unicamp 2025.  Para cada sábado serão oferecidas 200 vagas, sendo metade dessas reservadas para os alunos da rede pública. O evento irá acontecer das 9h às 12h na sede da Comvest, no campus da Unicamp em Campinas.

Programa Cria Unicamp
O curso preparatório é totalmente gratuito. Imagem: Comvest/Reprodução

Em cada um dos sábados, será abordada uma das quatro novas obras de leitura obrigatória cobradas para o Vestibular Unicamp 2025 e uma disciplina, que serão divulgadas antecipadamente nesta página. As novas obras são: A vida não é útil, de Ailton Krenak; Prosas seguidas de odes mínimas, de José Paulo Paes; Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá, de Lima Barreto e Morangos mofados (contos escolhidos), de Caio Fernando Abreu.

Para participar do Cria Unicamp, os estudantes deverão se inscrever de forma online através do preenchimento de um formulário eletrônico. As inscrições para o primeiro encontro desta edição do curso ainda estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 21 de março.

Quem pode participar do Cria Unicamp?

Segundo as informações divulgadas pela Comvest, podem se inscrever no Cria Unicamp os estudantes matriculados no ensino médio de escolas públicas e particulares da Região Metropolitana de Campinas (RMC), além das cidades de Limeira e Piracicaba. 

Principais datas do Cria Unicamp

O primeiro encontro do Cria Unicamp 2025 irá acontecer no dia 06 de abril, das 9h às 12h. No encontro, os estudantes assistirão uma aula sobre o livro “A vida não é útil”, de Aílton Krenak e também uma palestra sobre o Vestibular Unicamp 2025 com o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto.

No dia 20 de abril, por sua vez, os estudantes irão assistir uma aula sobre a obra Morangos Mofados, de Caio Fernando Abreu e uma palestra sobre a disciplina de Matemática.

Confira as próximas datas do Cria Unicamp e o período para inscrições em cada uma delas:

  • Encontro do dia 06 de abril: inscrições de 18 a 21 de março;
  • Encontro do dia 20 de abril: inscrições de 09 a 12 de abril;
  • Encontro do dia 11 de maio: inscrições de 23 a 26 de abril;
  • Encontro do dia 25 de maio: inscrições de 14 a 17 de maio.

Cria Unicamp: as aulas estão disponíveis online

Os candidatos que não puderem participar dos próximos encontros do Cria Unicamp ou que quiserem assistir novamente os encontros passados podem acessar as aulas de forma online.

A Comvest, em parceria com a Secretaria de Comunicação da Unicamp, disponibilizou os encontros em vídeo. Para acessá-los, os candidatos precisam entrar no canal do Youtube da Unicamp ou do Cria Unicamp. 

Vestibular Unicamp 2025: veja as principais datas

As inscrições para o vestibular Unicamp 2024 irão acontecer entre os dias 01 e 31 de agosto de 2024.

O Vestibular 2025 da Unicamp será dividido em duas fases. A primeira etapa do processo seletivo será aplicada no dia 20 de outubro e todos os candidatos aprovados deverão realizar a segunda etapa, que irá acontecer nos dias 01 e 02 de dezembro.

Os candidatos ao curso de Música deverão realizar as provas de habilidades específicas em setembro, da primeira fase do vestibular. As provas de habilidades específicas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança serão aplicadas após a segunda etapa do Vestibular da Unicamp.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.