Unicamp divulga calendário do Vestibular 2025

Inscrições poderão ser realizadas no mês de agosto

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma instituição de ensino superior pública que possui unidades em diferentes cidades do interior do estado de São Paulo.

A Unicamp oferece uma série de oportunidades e cursos de graduação de excelência, atraindo estudantes de todas as partes do país por meio do seu processo seletivo.

Os estudantes que querem estudar na Unicamp devem ficar atentos: nesta segunda-feira dia 18 de março, a instituição divulgou o calendário da próxima edição do seu Vestibular.

Assim, para te ajudar a participar do processo seletivo, trouxemos um resumo completo com as principais informações que você precisa saber sobre o Vestibular 2025 da Unicamp, incluindo principais datas e funcionamento das provas. Vamos conferir!

Vestibular Unicamp 2025: inscrições e isenção da taxa de inscrição

Na tarde desta segunda-feira, 18 de março, a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), responsável pela realização dos vestibulares da Unicamp, divulga o calendário da próxima edição do processo seletivo da Unicamp.

Segundo as informações divulgadas, as inscrições poderão ser realizadas entre os dias 01º e 30 de agosto, de forma online. Os estudantes não poderão se inscrever de outras maneiras.

O pagamento da taxa de inscrição também deverá ser realizado no mesmo período. Porém, a Comvest também irá oferecer aos candidatos a possibilidade de solicitar a isenção da taxa de inscrição, como foi feito também nas últimas edições do Vestibular da Unicamp. os pedidos de isenção poderão ser enviados pelos estudantes que atendam aos requisitos a partir do dia 13 de maio de 2024. Os pedidos serão válidos para o Vestibular Unicamp 2025 e também para o processo seletivo ENEM-Unicamp 2025.

Unicamp
Estudantes poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição. Imagem: Unicamp/Reprodução

Os candidatos poderão encaminhar os pedidos por meio exclusivamente pela internet, na página da Comvest, até o dia 07 de junho. Além do pedido, os estudantes também deverão enviar a documentação necessária no mesmo período. O resultado com os nomes dos participantes beneficiados com a isenção da taxa será publicado no dia 30 de julho de 2024.

O edital do Vestibular 2025 da Unicamp ainda não foi publicado, mas o documento será divulgado em breve. Caso tenha alguma dúvida, acesse o site oficial da Comvest e confira mais informações.

Vestibular Unicamp 2025: funcionamento das provas

Assim como nas edições passadas do processo seletivo, o Vestibular 2025 da Unicamp será dividido em duas etapas.

Segundo o calendário publicado nesta segunda-feira (18), a primeira etapa do processo seletivo será aplicada no dia 20 de outubro de 2024 e todos os candidatos aprovados deverão realizar a segunda etapa, que irá acontecer nos dias 01 e 02 de dezembro de 2024.

Na primeira fase, os candidatos irão resolver questões de múltipla escolha sobre disciplinas estudadas ao longo do ensino médio. Na segunda fase, por sua vez, os estudantes irão enfrentar questões dissertativas e também deverão escrever uma redação com base no tema proposto pela banca examinadora.

Segundo a Comvest, o calendário do Vestibular 2025 da Unicamp foi definido em reunião realizada com os responsáveis pelos vestibulares de instituições de ensino superior públicas do estado de São Paulo, com o objetivo de evitar que as datas coincidam. Dessa maneira, os candidatos poderão participar em mais de um processo seletivo.

Os candidatos aos cursos de Música, também deverão realizar provas de habilidades específicas, que serão realizadas no mês de setembro de 2024. Para os demais cursos de graduação que exigem provas específicas, como Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, as provas  serão realizadas no mês de dezembro, após a segunda fase. 

Por fim, a primeira chamada de candidatos aprovados em primeira chamada no Vestibular 2025 da Unicamp será divulgada no dia 24 de janeiro de 2025. Todos os candidatos aprovados através do processo seletivo ingressarão na Unicamp no primeiro semestre letivo de 2025.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.