Governo quer colocar em prática novas reformas do Ensino Médio ainda em 2024

Em 2023, o Poder Executivo apresentou o PL (Projeto de Lei) 5.230/2023

O NEM (Novo Ensino Médio) pode sofrer outra reforma ainda no ano de 2024. A saber, as regras da política governamental foram colocadas em prática ainda em 2022, alterando os moldes da educação.

Desde então, há algumas discussões no Congresso a respeito de outras possíveis alterações. Por exemplo, em 2023, o Poder Executivo apresentou o PL (Projeto de Lei) 5.230/2023. Ele modifica as bases e diretrizes da educação nacional que foram propostas na Lei nº 9.394/1996.

Lei nº 9.394/1996 e a Reforma do Ensino Médio

A Lei nº 9.394/1996 já sofreu alterações desde o projeto que originou a Reforma do Ensino Médio, instaurada em 2017, ao longo do governo de Michel Temer. Conquanto, 2023 contou também com mais debates acerca da educação nacional, como o Ceensino (Avaliar o Ensino Médio no Brasil) e Subcomissão Temporária para Debater. As consultas públicas renderam um relatório contendo recomendações sobre possíveis ajustes a fazer nas leis educacionais, base elaboraria do PL.

Como será a possível reforma do Ensino Médio em 2024

A possibilidade da implementação da Reforma do Ensino Médio ainda em 2024 vem sendo discutida especialmente devido às apresentações em 2023 do Projeto de Lei 5.230. O projeto, apresentado no mês de outubro, propõe certas mudanças dentro da Política Nacional de Ensino Médio.

O texto que foi divulgado considerou os defendidos pontos no relatório da Ceensino. O Projeto de Lei, que está sendo analisado ainda pela Câmara dos Deputados, traz propostas de alterações relacionadas à carga horária, disciplina, itinerário e formação de professores.

Você pode Gostar Também:

O que deve mudar?

O Projeto de Lei de 2023 traz a obrigatoriedade de itens curriculares para cumprir a formação básica geral do Ensino Médio:

  • Língua Inglesa;
  • Língua Portuguesa e Literaturas;
  • Língua Espanhola;
  • Educação Física;
  • Artes e Múltiplas Expressões e Linguagens;
  • Matemática;
  • Física, Biologia e Química;
  • História, Filosofia, Geografia e Sociologia,

O PL visa a substituição dos itinerários formativos por percursos de integração e aprofundamento dos estudos, além da formação básica geral. Isso combinará com, ao menos, três áreas de conhecimento.

A pretensão também é recompor as aproximadas 2.400 horas anuais para disciplinas obrigatórias, não integrando com cursos técnicos. Ademais, para o curso técnico, será preciso cumprir 2.100 horas de disciplinas básicas, sem contar com 800 horas com aulas técnicas.

Lembrando que o relatório da Ceensino teve sua apresentação feita no fim do ano passado, mais especificamente em dezembro. Agora passa por análise na Câmara dos Deputados. O PL ainda tem que ser votado, bem como aprovado para as propostas da Reforma do Novo Ensino Médio serem colocadas em prática.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.