Qual é a diferença entre CAPEX e OPEX?

 

Quem trabalha em empresas, principalmente multinacionais, provavelmente já ouviu as expressões “CAPEX” e “OPEX”, e ambas falam sobre questões necessárias, em empresas. Porém, elas não são tão comuns fora dos meios corporativos.

Isso porque, CAPEX e OPEX, mais do que simples siglas de termos internacionais são conceitos relacionados à contabilidade empresarial, e isso é fundamental, para quem precisa entender a implicações do termo, no dia a dia de um escritório.

 

Mais um jargão em inglês: por quê?

Antes, uma explicação: porque não usamos palavras em português, no mundo empresarial? Porque grandes empresas miram mercados externos.

Claro que os jargões poderiam ser substituídos por palavras em português. Contudo, em se tratando de empresas com equipes internacionais, é preciso usar termos em inglês, suja conceituação seja facilmente compreendida.

Por exemplo, se você for falar com alguém de uma empresa de um país árabe. Aqui há três línguas envolvidas: português, árabe e inglês. Você precisa pensar em português e falar em inglês; a outra pessoa precisa ler em inglês, e pensar em árabe.

Como uma língua – e um léxico – padronizada, esse problema é diminuído – ou até suprimido.

Assim, vamos ao CAPEX e o OPEX.

 

1.     CAPEX

CAPEX significa “Capital expenditure”, que na tradução mais simples seria “Despesas de capital”. Ou seja, o quanto a empresa pode investir, na aquisição de equipamentos e ferramentas visando o aumento de lucros.

O mais comum é que se fale em “Indicador CAPEX”, para falar sobre capacidade de investimentos que uma empresa tenha, em determinado período fiscal.

Outra maneira de se referir é falarmos “O CAPEX”, e costumamos relacionar ele aos ativos imobilizados e ativos intangíveis.

Um ativo imobilizado é um produto ou equipamento físico que uma empresa tenha. Já o ativo intangível são os bens imateriais, como propriedade intelectual.

O CAPEX é calculado, principalmente, pelos valores agregados aos ativos, somados aos valores de caixa. Quando o CAPEX de um ano é maior do que outro, significa que a empresa teve lucro; quando é menor, perdas.

 

2.     OPEX

O OPEX é o “Operation expenditure”, e se refere aos custos de operação de um sistema, máquina ou processo indispensável, para o funcionamento da empresa.

Por exemplo, se a empresa trabalha com a produção de alimentos, mas não faz as entregas. O índice de OPEX dela se refere ao valor necessário para que uma equipe terceirizada faça essa entrega.

Dessa forma, o OPEX é um valor utilizado para calcular custos e riscos, no planejamento fiscal. Ele é importante, para que a empresa não faça despesas maiores do que as que pode arcar.

 

3.     TCO

Ambos – CAPEX e OPEX – nos levam a uma terceira sigla, que não falamos antes. O TCO – Total Cost of Ownership. Isso pode ser traduzido livremente como “Custo total de posse”, e se refere ao valor final de um processo de trabalho.

O TCO varia de acordo com os valores de CAPEX e OPEX, e é um índice fundamental, ao se considerar o fechamento de caixa e novos investimentos.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.