5 razões para se estudar Direito

Você pode estudar Direito, e ter um bom trabalho, mesmo se não quiser ser advogado. Como? Leia aqui!

Um dos cursos de humanidades mais tradicionais de todo o ocidente é Direito. Durante muitos séculos, o estudo das leis era a primeira etapa, para posteriormente se estudar Economia, Filosofia ou Política.

Não por acaso, presidentes, senadores e empresários de todo o mundo, nos últimos séculos, geralmente estudavam Direito.

Hoje, o panorama mudou um pouco. Em termos, na verdade. Direito divide o posto de “faculdade de conhecimentos gerais” com Administração de empresas.

Não no sentido de que os cursos sejam vagos. Ao contrário, são bastante específicos. A questão é que, estudando Direito, é possível se ingressar nas mais diversas carreiras – para além da carreira de advogado, obviamente.

E por quê? Por que ele deveria ser uma opção para quem está em dúvidas sobre o que fazer profissionalmente, na vida? Veja 5 pontos sobre a área.

 

1.     As bases da Sociedade Ocidental

Nossa sociedade ocidental foi construída a partir de teorias político-filosóficas greco-romana, e essas nações do passado – principalmente Roma – eram estruturadas a partir de sólidas legislações.

Ou seja, estudando Direito, você aprende sobre (parte d)o funcionamento de nossa sociedade. Logo, pode assumir cargos que dizem respeito a administração e gestão, tanto em esferas públicas, quanto particulares.

Claro que em algumas carreiras será necessária uma especialização.

 

2.     Abrangência de subáreas

Ser formado em Direito, e ter passado no concurso da OAB até serve para você ser um advogado. Agora, se você quer crescer na carreira jurídica, é preciso fazer especializações.

Especializações são cursos que no Direito existem aos montes. E muitas são bem diferentes umas das outras, pois tratam de minúcias daquela subárea jurídica.

Por exemplo, no caso de um advogado que estudou Direito Administrativo: ele tem conhecimentos que alguém formado em Direito Econômico não terá, por exemplo.

 

3.     Possibilidades de trabalho

Formados em Direito também podem se tornar trabalhar para além da carreira jurídica, como executivos de empresas ou com jornalismo, comunicação, docência entre outros.

O formado em Direito estuda sobre a legislação da sociedade e isso é bastante amplo em termos de opção de trabalho. Inclusive, há um setor cada vez mais comum em empresas, o legal ops.

Esses conhecimentos podem ser obtidos em qualquer formação que envolva gestão de pessoas, organização empresarial e finanças – como no caso de Direito.

 

4.     Estudos de Filosofia

Quem gosta de Filosofia deveria considerar a possibilidade de estudar Direito, porque o curso tem muitos estudos filosóficos. E aqui não se trata apenas de Filosofia do Direito.

As concepções de Ser Humano e Sociedade vêm de estudos jurídicos e filosóficos, e eles são abordados, em alguma escala, nas faculdades de Direito.

Além disso, as áreas se cruzam, de modo que alguns filósofos como Cicero, Bentham ou Stuart Mill trazem apontamentos relevantes, também, para debates jurídicos.

 

5.     Formação para política

Quem quer atuar politicamente na sociedade também deveria estudar Direito. E aqui as razões são bastante evidentes: políticos fazem leis, logo, eles deveriam saber sobre elas. Logo, ao estudar Direito, você aprende sobre as bases políticas de um país.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.