O que é um setor de Legal Ops?

 

Quando vemos quaisquer relações profissionais, hoje em dia, vemos que tudo envolve processos processuais. O termo parece uma redundância, mas, na verdade, ele define algo que é a base de nossa organização contemporânea.

Um processo é um trabalho feito a partir de dados iniciais (quem, o quê, como, quando, onde), objetivos e previsão de custos. Além, claro, de uma imensa quantidade de burocracias e termos legais, junto aos poderes públicos.

Diante desse panorama, que é necessário, para evitarmos abusos, uma tendência cada vez maior nas empresas é a criação de um setor de Legal Ops – o diminutivo de Legal Operations, ou seja, Operações Legais.

Os mais ortodoxos dirão que um Legal Ops nada mais é do que o bom velho departamento jurídico. E de fato, o Legal Operations está no departamento jurídico de uma empresa.

Mas ele é um ramo novo dentro do Direito, e aqui você vai entender o porquê. Então, leia nosso artigo, e veja como se tornar um advogado de Legal Ops.

 

1.     Direito e Tecnologia

A principal característica de um Legal Ops é sua dinamicidade, em parte, devido ao imenso uso da tecnologia. Um advogado de Legal Operations não tem, simplesmente um Vade Mecum de 5000 páginas no escritório.

Antes, ele se utiliza de meios de informação e pesquisa, para conseguir identificar questões jurídicas concernentes a seu cliente, de forma rápida e atualizada.

Para tanto, o profissional precisa unir seu conhecimento em Direito, ao conhecimento sobre as atividades do cliente, para prestar assessoria e orientação, antes mesmo de o cliente identificar problemas.

 

2.     Parcerias na gestão

O Legal Ops é, mais do que um departamento jurídico, um parceiro na gestão da empresa. A equipe precisa saber sobre o negócio tanto, ou mais, do que o gestor em si, para orientar as a criação de projetos.

O setor de Legal Operations, de certa forma, estabelece os critérios, para que então os demais setores comecem a trabalhar a partir dele.

Por isso, a tecnologia é uma das ferramentas mais importantes do setor. Por meio dela, os profissionais de Legal Ops redefinem as metodologias de trabalho, focando em eficiência.

 

3.     Analise de dados, gestão de riscos, redução de custos

Os três tópicos acima são o “contorno” do Legal Ops, por assim dizer.

O setor trabalha analisando os relatórios e dados da empresa (planejamento estratégico, analise de resultados), para buscar melhorias.

O setor trabalha com previsão de riscos, a partir de estudos de caso, análises de mercado, legislação vigente e estudos acadêmicos.

O setor busca a redução de custos, a partir de aprimoramentos tecnológicos, e mudanças de estratégia e gestão.

Assim, o legal Ops, a despeito do nome, é um setor multidisciplinar.

 

4.     Qual é o perfil do funcionário de Legal Ops?

Se você quer trabalhar com Legal Operations, não é preciso ter formação em Direito, uma vez que esse é um dos eixos do setor. Porém, é preciso ter perfil proativo, interesse em pesquisas tecnológicas e conhecimentos de administração de empresas.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.