Como ter sucesso com uma loja “De bairro”?

Como ter sucesso com sua loja "de bairro"? Como abrir seu pequeno negócio? Leia aqui!

 

Uma das maiores dificuldades para quem quer abrir uma empresa “de bairro” é sobreviver financeiramente. Isso porque, microempresas e micro empreendedores individuais enfrentam uma série de questões.

A primeira delas não é nem de ordem econômica, tenha vista que conseguir empréstimos e financiamentos não é tão difícil.

As grandes dificuldades de negócios pequenos e novos – tais como lojas, restaurantes quiosques de comércio – é a fixação de um público consumidor.

Além disso, existe a parte de divulgação e comunicação institucionais, e isso não é tão simples, quanto influenciadores podem fazer parecer – e vale dizer, influenciadores, muitas vezes, são agenciados.

Porém, ter um negócio próprio não é impossível. Algumas dicas e caminhos são necessários, entretanto.

Como fazer? Veja em nosso artigo.

 

1.     Considere uma franquia

Abrir uma franquia pode ser uma opção, se você quer gerenciar um negócio, mas não sabe por onde começar.

Grandes marcas e redes costumam ter programas de treinamento de franqueados, além de oferecerem suporte técnico, e cederem o material necessário para a loja associada poder começar.

Claro que haverá custos e esses podem pesar para alguns. Mas custos, é necessário lembrar, sempre vão existir para quem quiser fundar um negócio.

 

2.     Analise a concorrência

Ter concorrência é essencial. Ser totalmente inovador em algum produto é extremamente difícil, porque quase sempre, se tem quem queira comprar, haverá quem esteja vendendo.

Logo, você terá concorrentes, mas isso é bom. Por quê? Porque sem a concorrência, você não iria inovar e se destacar.

As pessoas não vão comprar os produtos de alguém que seja “mais um”, mas sim daquele é único, ainda que esteja em um nicho já conhecido ou consolidado.

Logo, conheça e analise sua concorrência, buscando as áreas e ofertas às quais ela não consegue suprimir ou atender de forma adequada e… Aposte nessas áreas!

 

3.     Contrate uma equipe de marketing

Ter uma equipe de marketing, ainda que seja apenas para uma série de postagens em redes sociais, é vital. Uma agencia de marketing de qualidade fará uma pesquisa de mercado, e prestará consultoria, a fim de que você aprimore seu negócio.

Confiar nas suas habilidades com redes sociais ou campanhas “boca a boca”, provavelmente não funcionará, ao menos que você conheça as teorias de vendas, por de trás dessas estratégias.

Mas no caso de você não conhecer, as chances de você ter perdas econômicas maiores do que ganhos é enorme. Então, já considere esse investimento, para que você tenha um bom retorno.

 

4.     Crie uma rede de clientes fieis

A fidelização de clientes passa por diversas estratégias, que vão da publicidade direcionada a programas de pontos e cashback, e podem incluir promoções exclusivas (descontos de aniversário, por exemplo) e mailing físico e digital.

Um cliente fiel, além de tornar um consumidor frequente, pode se tornar um divulgador de sua marca, por meio de ações de engajamento, tais como publicações em redes sociais, e resenhas positivas em sites de busca.

Então, tenha um canal de comunicação institucional consolidado e ativo.

 

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