4 tipos de franquia seguras para investir

Se você quer empreender um negócio, mas não sabe como começar, uma boa ideia talvez seja gerenciar uma franquia de alguma empresa já consagrada no mercado.

Franquias têm a grande vantagem de virem com uma estrutura de operação padronizada. Isso é, a parte técnica (estrutura da loja, uniformes, produtos) será algo que você dificilmente precisará se preocupar. Se for, por exemplo, um restaurante de fast food, será a matriz que fornecerá os produtos, que vai dizer como será a metodologia de trabalho, que vai definir o plano de ação da empresa…

Além disso, um franqueado pode sempre contar com o apoio administrativo de uma equipe com know-how de estratégia daquela marca, além da possibilidade de abrir a franquia em pontos estratégicos, o que pode ser uma “mão na roda”, para quem quer trabalhar próximo de casa.

Riscos de ser um franqueado

Há riscos em ser um franqueado? Evidentemente. Muitos investidores consideram que eles são baixos, em relação às vantagens.

O maior risco é você não conseguir gerar lucro. Então, seu investimento inicial não rende, e o trabalho se volta a simplesmente pagar as Taxas de Franquia, estabelecidas pelo franqueador.

Além disso, a falta de autonomia administrativa pode incomodar algumas pessoas. Isso é, você não pode “pensar fora da caixa”, aqui; isso pode vir a ser uma questão, principalmente para quem busca uma alta taxa de lucros.

Vale sempre a pena ponderar os dois lados.

Se ainda assim você quiser se tornar um franqueado,  considere algum dos 4 tipos abaixo. Esses, dificilmente, falem. Entenda.

 

1.     Alimentação

De longe a franquia mais segura que há. Algumas marcas de fast food, por exemplo, podem ser encontradas em todo e qualquer shopping de uma grande cidade. E também nas grandes avenidas.

Se alimentar fora de casa é um hábito muito comum aos brasileiros, seja por lazer ou necessidade.

O maior risco, aqui, é o franqueado não encontrar um ponto de implementação que já não tenha uma unidade.

 

2.     Farmácias

Outro tipo de franquia muito segura. Vivemos em uma sociedade onde se medica excessivamente. Independente da questão por de trás dos dados, o fato é: pessoas compram muitos remédios.

Uma franquia de farmácia tem, como principal concorrente, outras grandes marcas. Farmácias “de bairro” estão em extinção, pois drogarias franqueadas oferecem muito mais do que apenas remédios.

 

3.     Lojas de roupas básicas

Lojas de roupas básicas são uma aposta de franquia segura, porque elas não seguem flutuações da indústria da moda. Uma loja de roupas íntimas, uma loja de camisetas, uma loja de roupas sociais monocolores…

Peças simples, de uso diário, que unem conforto e praticidade. Logo, têm bastante procura.

4.     Mercados “express”

Mercados “express” são versões reduzidas de grandes empresas, e apenas com produtos básicos essenciais, tanto em alimentação, quanto em higiene e limpeza.

São aqueles mercados em que você vai, por exemplo, quando precisa comprar só uma dúzia de ovos e um litro de leite. Não por acaso, eles estão tomando o lugar de mercados “de bairro”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.