5 mitos sobre a Matemática

Uma das matérias mais temidas pela maioria dos alunos é ela: a Matemática. E porque é a mais temida? É por que é a matéria mais difícil de todas?

Não!

Primeiro, porque não existe “A MATÉRIA MAIS DIFÍCIL”. Existem matérias com graus de dificuldade variadas, e existem pessoas que, com suas habilidades individuais, tem mais facilidade em Humanas, Exatas ou Biológicas.

Segundo, porque aprender Matemática depende de entender os conceitos básicos e aplicar eles. E aprender nesse caso, não é decorar, mas entender os procedimentos.

O grande problema da Matemática, então, é justamente esse: os mitos, que impedem os alunos, e mesmo os professores, de verem a matéria da forma com ela realmente é, um estudo lógico de uma sequência de dados, para a obtenção de um resultado.

Então, quais são esses mitos? Confira aqui 5 deles.

 

1.     Matemática é a matéria mais difícil

Não! A matéria mais difícil é qualquer matéria, quando explicada de forma confusa, com palavras difíceis e sem uma fundamentação básica essencial.

A Matemática é uma matéria, inclusive, bem… “Materialista”. Ou seja, é uma matéria que lida com elementos concretos, muito mais do que História ou Filosofia, por exemplo.

Mesmo assuntos como Cálculo Diferencial, um dos mais temerosos da disciplina encontram, na vida cotidiana, aplicabilidade. A questão é saber explicar, e ir com calma, no ritmo de cada aluno (o que nem sempre é possível, dependendo da escola).

 

2.     Quem sabe usar uma calculadora não precisa estudar Matemática

Da mesma turma do “Porque estudar Inglês se eu tenho Google tradutor”, surge o “Se eu sei usar calculadora, pra que estudar Matemática?”.

A resposta é muito simples: porque nem sempre sabemos usar a calculadora. É importante saber o que está sendo calculado na calculadora, porque aqueles números estão sendo colocados daquela forma, e o que os resultados indicam.

Mais do que isso, pense como fazer algo, se calculadora quebrar, e eis sua resposta. A calculadora serve, antes, pra fazer contas com rapidez.

 

3.     Quem sabe Matemática tem salários mais altos

Quem sabe Matemática encontra empregos melhores – em cargos que exijam conhecimento avançado de Matemática. Ponto.

Um emprego melhor depende de muitas coisas, e nem sempre o conhecimento avançado de Matemática é uma dessas. Para cargos envolvendo contabilidade e processos de produção, o pensamento matemático agiliza o trabalho.

Agora, em trabalhos que exijam mais criatividade e iniciativa, um pensamento de Humanidades, quase certamente, será bem melhor aproveitado. E, em ambos os casos, há cargos com salários bons e ruins.

 

4.     Só se aprende matemática decorando fórmulas

De “fórmula” alguma que isso é verdade. O melhor jeito de aprender matemática é pegando uma fórmula é praticando ela. Fazendo exercícios variados, repetindo eles, conferindo os erros e acertos, e o que levou a um resultado tal ou qual.

 

5.     Orientais são bons de Matemática

Mito! Eles são bons em Matemáticas, porque os métodos de ensino de matemática em países como Japão e China são diferenciados, mais concretos. A forma de ensinar faz toda a diferença!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.