5 Mitos e verdades sobre o curso de Direito

Um dos trabalhos mais afamados que há é o de jurista. Isso porque o mundo em que vivemos envolve muitas questões legais, ou seja, precisamos de advogados para fazer quase tudo, em termos de transações e reclamações.

Assim, advogados são vistos por algumas pessoas, meio como se fossem superdotados, donos de bibliotecas de mil volumes, capazes de fazer a aprender tudo, enquanto que o curso seria um longo e pesado período de 5 anos, mas, com a compensação de que, ao final, todos se tornam ricos.

O maior problema dessa história é que aí tem algumas mentiras. Você sabe quais são elas? Por outro lado, há também muitas verdades.

Então, confira nesse post o que é verdade e o que é mentira sobre esse curso tão famoso: o Direito.

 

1.     Advogados e juízes decoraram as leis

MENTIRA

Advogados, juízes e outros juristas sabem muitas leis, porque afinal esse é o trabalho deles, no dia-a-dia. Mas eles não sabem todo o código civil de ponta a ponta.

Para isso há livros. Diversos livros, que abordam, de questões amplas (o que é liberdade civil, como julgar menores de idade, etc…) à questões muito específicas (contratos de trabalho, crimes de reponsabilidade etc…).

Então, o advogado precisa saber, sim, várias leis, mas precisa, acima de tudo, ter uma biblioteca completa e atualizada.

Atualizada porque…

 

2.     Advogados nunca podem parar de estudar

VERDADE

Todo o ano leis novas são criadas, leis antigas são modificadas, novas interpretações são definidas e adotadas.

Por isso, um advogado precisa, sempre, acompanhar jornais jurídicos, comprar livros atualizados, estudar novas teorias. Fazer cursos, e participar de congressos e seminários, também é essencial. Ler em outras línguas também é importante, para que o jurista leia obras internacionais.

Por fim, é vital manter contato com outros advogados e especialistas. Por que?

 

3.     Advogados conhecem todas as áreas do Direito

MENTIRA

O aluno de Direito vai estudar o básico de todas as áreas de Direito, e na sua especialização, ele vai escolher alguma, que ele tenha mais afinidade. Essa será a área que ele vai estudar com mais empenho e profundidade.

O mesmo vale para juízes. O juiz vai atuar em uma vara (criminal, família, trabalho, etc.). Assim, ele vai se especializar e aprofundar nessa.

 

4.     Advogados precisam ter boa oratória

MENTIRA (em termos)

O advogado não precisa ser um ator, que saiba falar com emoção, pausas dramáticas e tudo. Ele precisa saber construir sua fala, e de maneira lógica, bem argumentada e bem estruturada. E pode, dependendo do escritório onde atuar, trabalhar apenas no escritório, auxiliando o advogado que vai aos fóruns.

 

5.     Advogados são ricos

MENTIRA

Os estágios em Direito costumam pagar bem, e muitos advogados e juízes são muito bem remunerados. Mas há advogados que atuam em escritórios menores, ou autônomos, e eles, definitivamente, não são ricos.

Para um advogado ter honorários altos, ele precisa fazer como todo mundo: ter anos de experiência; se especializar e constantemente se atualizar; e, se dedicar às causas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.