4 áreas de trabalho para artistas e ilustradores

O mercado de Arte é restrito. É um ambiente fechado, difícil de entrar, e, uma vez dentro, nem sempre é tão rentável, a ponto de artistas conseguirem se bancar, sem ter algum outro tipo de trabalho, como ensino ou produção gráfica.

Porém, há alguns trabalhos que artistas e ilustradores podem fazer, e que envolvem, diretamente produzir imagens, ilustrações e similares. São trabalhos feitos em produtos customizados.

Esses trabalhos já existiam antes, mas eles eram muito restritos apenas aos contratantes. Com a popularização da internet e das redes sociais, esse mercado cresceu, e os artistas e ilustradores começaram a divulgar suas obras lá.

Hoje é praticamente impossível ser um artista visual sem divulgar suas criações na internet. Redes como Instagram e Pinterest se tornaram espécies de “catálogos” online, aproximando fãs de arte e clientes de trabalhos gráficos.

Então, confira que trabalhos são esses:

 

1.     Desenhista de tatuagens

Trabalhos autorais e personalizados, para serem tatuados, são cada vez mais comuns. Há muitos tatuadores, inclusive, que são ilustradores e artistas (para além das tatuagens). Seja produzindo uma imagem original, ou reproduzindo uma extremamente detalhada, artistas são, cada vez mais requisitados nesse ramo.

Alguns estúdios, inclusive, viram centro das atenções de fãs de tatuagens, por serem de um nicho e especificidade muito restrita (tribal, japonesa, etc.), com sessões agendadas com muitos meses de antecedência.

Com a aceitação, cada vez maior, de tatuagens visíveis, em empregados de áreas tradicionais, a tendência é que esse mercado não pare de crescer.

 

2.     Designer de pranchas de surf e skates

Skates e pranchas de surf já eram ilustrados desde os primeiros dias desses esportes radicais. Nos últimos anos, porém, a popularização desses cresceu, inclusive entre públicos de perfil mais conservador e tradicional.

Além disso, esses esportes foram sendo aperfeiçoados tecnicamente, a ponto de hoje termos uma indústria de esportes radicais bilionária.

Com o skate e o surf tornando-se esportes olímpicos, os atletas profissionais e semi-profissionais começaram a procurar peças com designs e imagens exclusivas.

Assim, artistas que atuem com esses temas, e que saibam trabalhar com esse tipo de material, são cada vez mais procurados.

 

3.     Design que estampas

Roupas estampadas fazem grande sucesso, e marcam tendências. Porém, estampas estandardizadas, com imagens comuns, têm perdido espaço para criações complexas, com muitas cores, linhas e formas criadas de maneira exclusiva.

Essas criações são frutos de designers que, mais do que simples criadores de estampas, são artistas visuais que procuram construir uma imagem pensando detalhadamente tanto a parte estética, quanto técnica.

E por técnica entenda-se: tecido a ser utilizada, forma como esse tecido será estampado, formas de fazer a higienização dele sem estragar a peça, entre outros.

 

4.     Design virtual

O senso comum costuma associar tudo que é virtual e digital a um programador. Isso é equivocado, pois programadores não fazem a parte visual de um programa. Ou, não sozinhos.

Para isso, eles contam com os artistas. São eles, que cuidam de criar imagens que serão, posteriormente, digitalizadas e trabalhadas pelo programador.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.