Como tirar fotografias de alta qualidade?

Uma das maiores dificuldades que fotógrafos encontram, hoje, é na validação de seus trabalhos. Isso porque, com os avanços qualitativos técnicos de celulares, tirar fotos de alta qualidade ficou fácil.

Logo, não basta que o fotógrafo tenha um bom equipamento – é preciso um algo a mais. E o que seria ele?

Há uma frase, geralmente atribuída ao fotógrafo americano Ansel Adams (1902-1984) – autor de imagens vislumbrantes, de paisagens americanas – que é, em tradução livre, algo como “Uma foto não se tira, mas se faz”.

Porém, o que significa “fazer uma foto” hoje, em que os captadores de imagens de aparelhos eletrônicos são tão bons? O que seria “fazer uma foto” numa época em que filtros de apps são tão avançados?

Veja nossas dicas, e seja um fotógrafo único, em seu trabalho!

 

1.     Pense na fotografia enquanto uma narrativa

Uma das noções mais importantes que fotógrafos devem ter é a de que a fotografia pode ser uma narrativa.  Não importa se a foto é de uma paisagem – para uma exposição ao estilo Sebastião Salgado –, uma cobertura política ou um batizado (no caso de fotografias familiares, contratadas por pessoas).

Todas as fotos profissionais podem transmitir uma história ou sequência de fatos. Quem determinará isso é o fotógrafo, na forma como ele monta ou capta a cena.

Logo, uma forma de fazer fotos originais e criativas é a partir da maneira como a cena da fotografia é pensada e captada.

 

2.     Invista em equipamentos

Por mais que celulares das empresas californianas sejam de alta qualidade, um fotógrafo profissional tem bons equipamentos – para além do celular.

Lentes de precisão e velocidade, equipamentos de flash e disparadores remotos são algumas ferramentas essências, para que você consiga produzir fotos de alta resolução, sem perder características da imagem “ao vivo”.

Além disso, por mais que você tenha controle absoluto de seus movimentos, um tripé ajustável é obrigatório. Com o tripé, você consegue fazer fotos que reproduzam angulações e eixos diversos, assim, dando caráter original às fotos.

 

3.     Estude edição de foto

Fotógrafos profissionais também editam suas fotos. Não pense que basta colocar luzes e filmes e pronto. Se um dia foi assim, hoje não é mais, enfim.

Fotógrafos ajustam fotos, antes e depois de produzir elas. Antes, através de aparelhos, iluminação, velocidade do obturador etc. Depois, através de programas de edição, principalmente.

Os processos fotográficos são essenciais para que seus trabalhos sejam originais e destacados. Ou seja, que eles tenham “a sua cara”, mesmo que seja uma cena simples de casamento, por exemplo.

 

4.     Fotografe com o corpo todo

Fotografar “com o corpo”, nesse caso, significa explorar as diversas possibilidades de captação de imagem, para além do uso básico de tripé e linha dos olhos.

Ou seja, faça fotos deitado no chão, com a câmera em ângulos variados, “disfarçado” de paisagem (no caso de fotos da natureza), sem avisar o seu modelo (se for do consentimento da pessoa claro), para pegar poses espontâneas.

Use sua criatividade na hora de fotografar.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.