5 dicas para você se aperfeiçoar como músico

 

Uma das maiores dificuldades para quem estuda algum instrumento musical (ou canta) profissionalmente – ou como hobby, mas visando a profissionalização – é o aperfeiçoamento técnico.

Claro que os manuais dirão que a melhor forma para você melhorar, em qualquer área de atuação, é pelo estudo. Quanto a isso, não tenha dúvidas. Porém, é apenas pelo estudo?

Suspeitamos que não. Estudar é fundamental (é nossa primeira dica). Porém, há outros 4 passos que você pode (deve?) seguir, caso queira melhorar suas habilidades e conhecimentos técnicos em música, seja no gênero que for.

Quer saber quais são eles? veja nosso artigo, e faça o mundo te ouvir!

 

1.     Estude teoria musical

Existiram grandes músicos que não sabiam de teoria musical. Não tenha dúvidas. Eles, porém, são as exceções, dentro de uma regra clara: sem estudos, você não progride, em música.

E mais: quando esses músicos se profissionalizaram, eles começaram a estudar música. Talvez, não formalmente, mas estudaram: estudaram técnicas, viram outros músicos tocando, trocaram informações sobre técnicas de execução…

Então, o primeiro passo é estudar música.

 

2.     Ouça musicas dos mais diversos estilos

Mesmo que você seja um músico de rock, erudito ou de samba, ouvir e conhecer diversos estilos é fundamental.

Outros estilos trarão pra você conhecimentos teóricos diversificados, além de novas possibilidades de arranjo e composição. Assim, sua música, e sua habilidade musical, vão ganhando um traço único – o da sua personalidade.

Basta vermos a trajetória de Caetano Veloso: o compositor baiano fez músicas nos mais diversos estilos existentes no mundo, mas diferenciando-se das tradições, para suas obras terem uma “cara” única.

 

3.     Pratique suas músicas preferidas

Parece óbvio, mas a verdade é que se você não tiver domínio perfeito sobre as músicas que você mais gosta, você não conseguirá aprimorar seu estilo.

Se você tem um domínio parcial de suas músicas preferidas, quando você for tentar novas composições, elas ficaram muito parecidas com as anteriores.

Claro que há gêneros que pregam “atitude” no lugar da “técnica”, como é o caso do punk rock. Porém, até mesmo os Ramones, quando ficaram famosos, começaram a empregar sair de seu lugar-comum, usando tecnologias musicais diferenciadas em seus álbuns.

 

4.     Participe de aulas com músicos consagrados

Muito comum no contexto universitário, as aulas com músicos consagrados (“masterclass”) são ótimas oportunidades de você ouvir performers com enorme experiência, trazendo novas perspectivas sobre o fazer musical.

Além disso, esses músicos contam sobre passagens de suas vidas, e da vida dos compositores que executam, em alguns casos, que podem ajudar você a pensar sobre sua trajetória enquanto artista.

 

5.     Toque com músicos diversos

Participar de sessões de música, com artistas de outros estilos, é uma forma de você desenvolver sua segurança enquanto performer, sua autonomia enquanto intérprete, e seus conhecimentos enquanto músico.

Comuns no jazz, as “jams” testam sua capacidade de improvisar e usar os conhecimentos adquiridos, dentro de uma música que você, não necessariamente, domina.

Em uma sessão com músicos diversos, você mudar sua técnica, para triunfar musicalmente.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.