Como fazer uma boa capa de livro?

Quais são os cuidados que um capista precisa ter? Como fazer uma capa de livro boa? Veja em nosso artigo.

 

Apesar da conhecida frase, não tem jeito: nós julgamos um livro pela capa. A capa de um livro é o primeiro contato que o público tem com a obra, na maioria das vezes.

Entretanto, há diversas editoras que, por motivos variados, optam por capas, com elementos estranhos, figuras espalhafatosas ou aparência incomum… Capas “feias”.

“Feio” é um conceito relativo, cultural, claro. Porém, há valores objetivos, quando pensamos em uma comunicação não-verbal, tais como imagens, uso de cores, fontes tipográficas etc.

Logo, quais são os cuidados que um capista precisa ter? Como fazer uma capa de livro boa? Veja em nosso artigo.

 

1.     O conceito da obra

Um livro é uma obra que é atravessada por conceitos; influencia a concepção da capa, na etapa de produção gráfica do livro.

Por exemplo, um livro de medicina não demanda uma capa tão criativa. Trata-se de um livro-referência, em dada área do saber; sua leitura será pela necessidade de um público específico.

Algo que não acontece em um livro de poesias ou em um romance teen: ali existem conceitos, ideias. Logo a capa pode tentar transmitir esse aspecto, a fim de atrair possíveis leitores.

Basta procurarmos capas russas de Anna Karenina de Tolstói: não conseguimos ler as palavras, mas podemos antecipar o conteúdo, devido à imagem.

 

2.     Fontes tipográficas

A fonte tipográfica, isso é, a letra das palavras da capa de um livroé extremamente importante, porque ela vai comunicar o nome do livro e do autor. Mas também vai comunicar sobre a obra.

Dependendo do conceito da obra, de seu gênero, de seu objetivo, as letras podem ser mais formais e centralizadas, ou podem ter um aspecto estético mais profundo, sendo, inclusive distorcidas ou difíceis de serem lidas.

Por exemplo, no livro Mate-me, por favor, de Legs McNeil e Gillian McCain, que é um livro sobre a história do punk rock, as letras têm um tom agressivo, ou semelhante a uma colagem: trata-se de uma fonte que reproduz a essência do movimento cultural descrito no livro.

 

3.     Imagens

Capas de livro, muitas vezes, têm imagens que são alusivas ao conteúdo da obra. Mas isso não é obrigatório. Assim, é preciso que a publicação tenha uma capa interessante, seja em termos de estética, seja em termos de comunicação semiótica.

A escolha das imagens depende do conceito do livro. Um livro sobre Van Gogh ou de fotografias de Sebastião Salgado, por exemplo, obrigatoriamente terá uma imagem dos artistas na capa – afinal, são livros de artes visuais.

Evidente que há obras nas quais uma capa simples (um fundo monocolor com o nome do livro e do autor em letras douradas) funciona bem. É o caso de livros de Filosofia antiga, por exemplo.

Há editoras que podem optar por fazer capas alusivas, artísticas; isso vai se refletir na imagem do livro, tornando-a marcante.

Outras por sua vez, até querem fazer uma capa com imagem, mas optam por baratear os custos – e isso também reflete na imagem, que pode ficar grotesca.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.