Etapas de produção de um livro – parte 2: a revisão e a parte gráfica

Então, seu livro foi aceito por uma editora, já passou pelo trabalho de preparação e editoração. Agora, começam etapas técnicas. Elas não mais, tanto, das suas ideias, agora. Por que? Porque agora o trabalho é mais objetivo.

O primeiro trabalho é a revisão.

 

O revisor geral e o revisor técnico

A primeira revisão que seu livro terá será a revisão geral. A revisão geral é voltada à parte gramatical do texto. Palavras erradas ou faltando, pontuações, erros de concordância… Coisas que você, que escreveu, não percebe, por uma razão simples.

Você já leu seu livro demais, já se acostumou às palavras, não presta atenção aos detalhes. O revisor é isso: um detalhista das frases.

A segunda revisão depende muito do gênero que você escreve. Se for um livro de poesia, romance, crônica, livro de viagens, provavelmente não haverá revisão técnica – é uma escrita criativa, e não uma “verdade acadêmica”.

Já se seu livro for acadêmico, provavelmente haverá um revisor técnico para apontar problemas teóricos, ou demais questões que ele considera relevantes para a matéria.

O exemplo mais claro é um livro de medicina. Se o autor falar que um paciente x estava sob uma condição incomum na medicina tradicional, o revisor técnico vai apontar o problema teórico aí; cabe ao autor ver se esses dados estão corretos ou não.

Ou seja, o revisor técnico vai apontar aquilo que, pela formação acadêmica dele, parece incoerente em relação a teoria geral do conhecimento, daquela área.

Vale apontar que nenhuma revisão, técnica ou não, é aprovada sem a anuência do autor, que pode (e deve) se justificar sempre que ele discordar do revisor.

 

A imagem do livro

Depois da revisão, seu original seguirá para a parte de diagramação, arte (quando houver) e capa.

O que é a diagramação? É o profissional que fará o design do livro. Ele vai posicionar os capítulos, definir margens, montar o formato do arquivo que vai pra gráfica (ou que vai ser transformado em e-book), vai definir o tipo de fonte (letra, no jargão editorial), o índice etc.

Às vezes o diagramador cuida da arte do livro: as imagens na capa, contracapa, bem como eventuais páginas de cores diferenciadas e a foto do autor. Em outras, é o capista.

Esse é o designer/artista/ilustrador que fará a capa (e a arte, quando for o caso) do livro. O desenho da capa, a posição, formato e tamanho das letras, cores etc. essa capa pode ser mais criativa, ou mais voltada a uma decisão do departamento de marketing.

Afinal, às vezes um livro se julga pela capa. Quem define isso é o departamento de marketing, se houver.

Geralmente, a parte gráfica é feita a partir de ideias do autor. Então, será ele quem vai aprovar o projeto gráfico, sugerir mudanças etc. Porém, tudo depende da editora, da proposta editorial, da fama do autor, e do tipo de livro.

Isso concluído, começa a burocracia editorial. Confira a seguir.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.