Qual é o Papel do Produtor de Cinema?

Um dos cargos de maior abrangência de funções e também de menor divulgação – na indústria do cinema – é a do produtor.

 

Um dos cargos de maior abrangência de funções e também de menor divulgação – na indústria do cinema – é a do produtor. É um “papel” multifacetado e desafiador e exige habilidades criativas, gerenciais.

Produtores coordenam e supervisionam questões práticas na produção de um filme. Da concepção da ideia até a distribuição do filme, passando por locações, figurino e alimentação, quase tudo é responsabilidade dos produtores.

Logo, sem produtores, não haveria cinema. Para entender melhor a função,  veja nosso artigo.

 

 

1.     A criação de um reoteiro

O trabalho de produtores de cinema passa por muitas esferas, e algumas podem ser de ordem criativa, como no caso do desenvolvimento do Projeto.

O produtor pode ser o responsável por elaborar ou desenvolver o conceito inicial de um filme. Não por acaso, roteiristas e diretores acumulam as funções de produção, eventualmente.

Além disso, o produtor pode ser o responsável pelo gerenciamento dos trabalhos em um set de filmagens, coordenando as câmeras, logística de alimentação e roteiros, limpeza e mecânica.

Por exemplo, na adaptação de um best-seller para o cinema, o produtor vai buscar roteiristas para garantir a adaptação dentro daquilo o estúdio espera.

 

 

2.     Coordenação do setor financeiro

Outro trabalho essencial é o setor financeiro: sem patrocínio de grandes corporações, fazer filmes fica quase impossível.

O produtor é frequentemente encarregado de “ir atrás” dessas parcerias e verbas. Isso incluí a busca por investidores, negociação de contratos de distribuição, busca de subsídios e financiamento público e até inscrição em editais de cultura.

 

  1. Supervisão da Produção

Uma das principais funções do produtor de filmes é… Supervisionar a produção. Isso parece óbvio, mas em termos práticos, confunde muita gente.

Durante a fase de produção, esses profissionais supervisionam todos os acontecimentos envolvendo a película. Da seleção de elenco e contratação de equipe técnica, ao gerenciamento de cronograma e orçamento, tudo precisa ser aprovado pela produção.

Claro que em alguns projetos, o produtor dá mais liberdade ao diretor, ou ao roteirista, ao aos demais setores, para que eles façam as melhores escolhas em termos de elenco, roteiro, figurino, fotografia ou efeitos.

Porém, quem “bate o martelo” é a produção.

 

4.     Pós-produção e Distribuição

Um dos momentos menos conhecidos na realização de filmes é a pós-produção. Após a filmagem, o produtor desempenha um papel importante na edição, pós-produção e distribuição do filme.

Aqui entra o trabalho com a campanha de marketing, trabalhos de edição de imagem e som, cortes de cenas, promoção e lançamento do filme nos cinemas ou em outras plataformas.

 

5.     Qual é formação Acadêmica Necessária para ser produtor?

O trabalho de produção é bastante técnico e pragmático: envolve administração e gerenciamento de equipes e finanças. Logo, não existe uma única formação acadêmica, na produção de cinema, a graduação em audiovisual auxilie, na hora de tomar decisões.

Além disso, bons produtores têm conhecimento técnico de como fazer um filme, alinhados a habilidades de gerenciamento, negociação, liderança e criatividade. Logo, um bom produtor deve unir a experiência estética ao trabalho burocrático.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.