A indústria do cinema, para além de atores e diretores

 

Quando assistimos a um filme, muitas vezes, a gente repara logo no trabalho dos atores, o que é normal, afinal, eles são as primeiras figuras que vemos na tela.

Algumas pessoas, mais entusiastas, chegam a falar da direção. Dos cortes de câmera, a forma como o enredo está sendo conduzido e tal. E de fato, sem um diretor competente, qualquer filme fica estranho.

Já aqueles que gostam bastante de filmes vão comentar também do roteiro. Vão elogiar os diálogos, o enredo e afins.

O que poucas pessoas sabem é que, para além desses trabalhos, há muitos outros, vitais para a realização de um filme.

Atores, diretores e roteiristas fazem uma boa parte. Mas muito de um filme depende, tanto quanto (ou mais) de outras pessoas. Conheça elas.

 

1.     Produtores

Os produtores de um filme cuidam da… Produção. Claro. Mas o que é “A Produção”? É uma parte do processo de realização de um filme que vai da captação de recursos, à criação de metariais de divulgação.

A produção se divide em diversos setores menores, por assim dizer. Há produtores de locação, figurino, produção executiva, produção de roteiro, produção de imagem, produção de trilha sonora…

Basicamente, qualquer parte e detalhe de um filme acontecem, primeiro, por ação de um produtor. O trabalho dele envolve encontrar a parte ou detalhe necessário, dentro do orçamento (ou, buscando novas fontes de orçamento).

Atores, diretores e roteiristas podem acumular, também, as funções de produtores, já que, no caso da produção executiva, a responsabilidade principal é conseguir patrocínio.

 

2.     Diretores de arte e fotografia

Um filme é bem mais do que só imagem e ação. O diretor de arte e o diretor de fotografia (que podem ser a mesma pessoa) de um filme são os responsáveis pela forma como a imagem a ação acontece.

E isso pode fazer toda a diferença.

Por fotografia, entenda a limitação daquilo que está na tela. Uma cena pode ter a fotografia focada nos rostos, no cenário, pode usar uma câmera focando o corpo todo, focando da barriga pra cima, pode estar em direções diversificadas…

Já a arte envolve, principalmente, iluminação e cores. Um filme de terror pode usar uma luz mais avermelhada, enquanto uma comédia por usar cores mais vibrantes, por exemplo.

O recorte de imagem de um filme, e as luzes e cores dessa imagem influenciam o resultado final e um filme, bem como a resposta do público.

 

3.     Sonoplastia

O sonoplasta é o profissional cuja principal função é lidar com o áudio do filme. Essa parte pode ser feita por vários produtores (produtor de áudio, produtor de som, trilha sonora…), ou por só uma pessoa.

Sua função é garantir que os diálogos sejam impecáveis, que os sons sejam condizentes com a imagem (por exemplo, como fazer o som de uma arma laser em filmes especiais), e que a trilha sonora seja adequada.

Ele também pode ser o compositor de músicas originais, ou o produtor que contacta músicos consagrados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.