Quais são as profissões do futuro? Conheça algumas, e os caminhos para você se especializar nelas

O mercado profissional anda em constante mudança. Isso é fato. Por que? Porque as tecnologias avançam, e isso faz com que alguns trabalhos sejam obsoletos, enquanto outros se tornam necessários.

Os trabalhos intelectuais e técnicos são os que mais evoluem. Por sua vez, trabalhos de caráter manual são os que perdem cada vez mais espaço.

Você imagina hoje, funções como “despertador” ou “leitor de fábrica”? Pois essas eram funções que existiam antes da criação de coisas que hoje parecem até banais – relógios com alarmes e rádios, e depois TVs.

Então, conheça aqui quais são os trabalhos do futuro, e alguns cursos para você exercer eles.

 

1.     Desenvolvedor de softwares

Essa é a profissão que mais vai crescer nos próximos anos. Quase tudo será feito por meio de um software. E muitos ainda precisam ser desenvolvidos. O caminho para isso passa, quase necessariamente, pelo estudo de Matemática, Física, e claro, TI: desenvolvimento de softwares, desenvolvimento de apps, Sistemas, programação de Inteligência Artificial (em inglês, AI), programação de datas, entre outros.

 

2.     Engenheiro ambiental

Soluções ecológicas e progressistas são o caminho do futuro. Mesmo governos mais conservadores sabem: progredir sem pensar nos recursos naturais é impossível. A crise pandêmica do Corona Vírus nos mostra isso. Logo, o engenheiro ambiental do futuro precisa saber unir essas três áreas de forma equilibrada: sustentabilidade e ecologia, progresso tecnológico, alta tecnologia. Além de estudar softwares e AI, estudar ecossistemas, e políticas públicas será vital.

 

3.     Especialista em segurança digital

Centralizamos nossas vidas em meios digitais. Programas de cloud computing, apps bancários, bancos de dados… Muitas informações essenciais de nossas vidas estão na internet. Quem cuidará delas? Resposta: engenheiros de sistemas de segurança digital. Grandes governos correm risco de ataques, tanto quanto um microempreendedor individual. Responder, prevenir e evitar esses ataques é a “pergunta do milhão”. Para tanto, estudar programação, segurança de dados, big data entre outros é o caminho.

 

4.     Geneticista

O geneticista não é só um biólogo ou médico, porque a genética, no futuro, será ainda mais complexa do que já é hoje. As vacinas contra o Covid-19 mostram que alterar informações do DNA pode ser um caminho contra doenças. Agora, decifrar o quebra-cabeças que é mudar uma molécula, sem prejuízos para outras, é o que vai motivar os estudos de genética, de agora em diante.

 

5.     Gestor de resíduos

Gerir resíduos significa descartar o lixo de forma sustentável. E o lixo pode ser desde restos de comida, até baterias de alta tecnologia. Somos 7 bilhões de consumidores e produtores de lixo.  Pensar uma forma ecológica de lidar com nossos resíduos é o que motivo pessoas a estudarem química orgânica, bioquímica, e políticas de reciclagem.

 

6.     Engenheiro de energias

Tanto energias renováveis, quanto as não renováveis precisam ser repensadas no futuro. Esse é o trabalho e preocupação de engenheiros dessa área. Eles precisam pensar em termos de engenharia, urbanismo, arquitetura e ecossistemas, a fim de garantir energia renovável limpa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.