Freelancer: 3 vantagens e 3 desvantagens

Cansado de trabalhar em uma rotina? Buscando uma forma de aumentar seus rendimentos, fazendo o que você gosta? Uma opção, talvez seja virar freelancer: fazer os famosos freelas.

Ser freela é uma das formas de ser um empreendedor individual. Existem outras; cada uma têm suas vantagens e desvantagens. Com freelas não é diferente.

Atuar como freelancer não é para qualquer um, isso é importante dizer. Há pessoas que trabalham melhor em um regime de trabalho fechado. E tudo bem.

Essas pessoas se especializam nesse cargo, constroem sua carreira nele.

Outras preferem freelas. Você pode ser redator, estatístico, designer, arquiteto, fotografo, tradutor, repórter músico ou ser ainda de outra área.

E antes que você pergunte: sim, é possível viver de freelas. Há milhares de pessoas vivendo assim, e até gerando fundos previdenciários, com seus ganhos como freela.

Seja como freela, MEI, CLT ou concursado, uma coisa é certa: no início não será fácil, porque todo começo de profissão é igual. Você é novo, inexperiente…

E quais são as vantagens? Quais são as desvantagens? Confira:

 

Vantagens

 

1.     Faça seu próprio horário

Se você é do tipo noturno, freelas podem ser uma boa ideia. Às vezes, você vai começar a trabalhar às onze da noite e terminará às cinco. E aí, no dia seguinte pode dormir até meio-dia sem culpa. Você é seu próprio patrão!

 

2.     Dinâmica e variedade

Como freela, principalmente no início da carreira, dificilmente você fará uma coisa só. Dificilmente você vai fazer só reportagens esportivas, vai fotografar apenas casamentos ou vai traduzir só textos jurídicos, por exemplo. Isso faz o freela ser uma modalidade dinâmica e variada. Para quem não se imagina trabalhando apenas com um assunto, todo o dia, durantes 30 anos, isso é uma vantagem imensa. Você precisa estar sempre pesquisando e aprendendo coisas novas.

 

3.     Você é seu escritório

Dependendo do tipo de freela que você faz, tudo o que é necessário é você e um computador. Ou seja, você pode simplesmente acordar, abrir o computador e passar o dia todo de pijama trabalhando. Você pode trabalhar de qualquer cidade do mundo. pode trabalhar na beira da piscina…

 

Desvantagens

 

1.     Metas e prazos

Às vezes, como freela, você tem prazos estreitos. E isso pode acabar com um fim de semana, ou feriado. Você recebe pelo trabalho, não pelas horas trabalhadas; então, eventualmente você precisará abrir mão de eventos sociais, pra trabalhar. Às vezes o que vale não é o prazo, e sim, a meta. Cumprir essa meta em um dia ou uma semana depende de você.

 

2.     Instabilidade financeira

Diferente do MEI, onde você paga impostos, com freelas nem sempre há nota fiscal. Você trabalha seis meses, mas esses seis meses não contabilizam no seu plano de aposentadoria! Em outras, você trabalhou trinta dias e recebe: menos de um salário mínimo…

 

3.     Falta de serviço

Haverá meses em que você não terá muitos trabalhos. Mesmo com uma rede de contatos, vai faltar serviços. Isso pode pesar na sua renda mensal…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.