4 recursos de uma boa propaganda

A propaganda é a alma do negócio” diz o chavão do marketing. Mas afinal, o que é uma propaganda?

Pelo nome já antevemos: propaganda é o ato de propagar uma ideia ou produto, espalhar uma mensagem, se fazer conhecido. Então, sim, a primeira parte está certa.

A propaganda é a alma do negócio.

Por que, porém, alguns negócios funcionam melhor do que outros? O que faz uma propaganda ser muito eficiente?

 

Ajudar produtos fracos, melhorar produtos fortes: o poder do marketing

Para um produto ou ideia ter boa recepção entre o público, ele precisa de uma propaganda eficiente.

Se o produto for de qualidade inferior, a propaganda deve ser no sentido de reforçar aspectos do positivos dele, minimizar os negativos.

Quando o produto é de qualidade superior, a propaganda é no sentido de conquistar novos públicos, fidelizar públicos anteriores, e consolidar aquela marca.

Seja qual for o objetivo, uma boa propaganda tem uma série de recursos para atingir o público. Evidentemente, que depende de quem é esse público-alvo, qual a intenção principal da propaganda (ofertas, consolidar marca, divulgar uma data…).

Quatro elementos parecem principais e identificados em todas as propagandas, apesar disso.

 

1.     Emoções

A forma mais fácil de você comunicar algo é pelo apelo emocional de sua mensagem. Propagandas sempre usam esse apelo. Sempre criam algum sentimento, para seu público-alvo.

Pode ser alegria, pode ser medo, pode ser raiva, ou até ansiedade. Ou ainda, sentimentos moralmente questionáveis, tipo vaidade e inveja.

Independente das questões morais, esse é um recurso que agencias de marketing (tanto de consumo, quanto político) usam. Associar sentimentos a ideias.

 

2.     Músicas

Propagandas usam músicas como um recurso de convencimento.

A música pode ser um jingles repetitivo, falando sobre o produto, ou pode ser um música artística, que desperte emoções sobre aquele produto (basta ver anúncios de TV, de cigarros).

A música é algo que causa emoções em nós. Ao mesmo tempo, ela pode ser decorada e repetida, de maneira que seu consumidor vire, também, um “transmissor” da sua marca. Ele fala do seu produto, divulga sua marca, pela música.

 

3.     Humor

Humor causa alegria e ou satisfação, que são emoções, claro. Mas, o caso do humor é tão específico, que precisa ser colocado à parte.

Por que/ porque pessoas gostam mais daquilo que causa felicidade. Elas guardam melhor uma mensagem, se nela tem algo que os deixe feliz.

Não é simplesmente dizer “a concorrência é ruim”; trata-se também de falar “nós faremos você feliz”.

 

4.     Espelhamento

Por “espelhamento”, o que queremos dizer é o ato de colocar alguém agindo de certa forma, para que seu consumidor aja igual.

Uma pessoa brava vai deixar o consumidor bravo. Uma pessoa sorrindo, deixa a impressão de felicidade. É inato, no ser humano, repetirmos o gesto que alguém está fazendo para nós (pra nos sentirmos como parte de algo).

Por isso é que até em comerciais de móveis, há pessoas rindo. Não são só móveis. O que está a venda ali é… Felicidade!

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