Técnicas para trabalhar bem em grupo

Trabalhar bem em grupo pode ser, para muitas pessoas, um problema. São diversas pessoas de opiniões e visões diferentes, formações diferentes e habilidades diferentes… Precisando se unir por um objetivo em comum.

Ou seja, a palavra-chave aqui é diferença. Um grupo, por mais que seja de um mesmo setor ou nicho, se alça a partir das diferenças de todos em vista de um objetivo em comum. E isso pode ser um problema, pois lidar com aquilo que não concordamos e gostamos pode ser bem difícil.

Então, como fazer para esse objetivo dar certo? Que técnicas usar? Como fazer um trabalho em grupo proveitoso?

Seja na escola, faculdade ou empresa, algumas dicas são essenciais. E podem fazer toda a diferença.

 

1.     O que une a todos?

O que une a todos? Isso é: o que é comum a todas as pessoas do grupo? Todos têm um objetivo em comum: atingir uma meta. Isso, porém, não é o suficiente. Num trabalho em grupo na escola, todos têm uma meta: a nota. Mas para uns, basta o 5, para outros, nada menos do que 8.

Isso significa que uns farão o mínimo; outros, o máximo. Essa diferença de ritmo e intenção pode desgastar o grupo. Então, encontrem uma unidade naquilo que os une, para além do trabalho.

Pode ser futebol, programas de TV, memórias e histórias engraçadas. Encontre aquilo que vai unir todas essas pessoas, diferentes, em um grupo. Lembre do filme O clube dos cinco.

Encontrar essa unidade vai definir o objetivo comum a todos. Aquilo que vai motivar todo mundo a se alinhar num mesmo ponto de partida, e mirar o mesmo ponto de chegada.

2.     Não faça parecer um trabalho

Se o seu objetivo for ganhar dinheiro/nota, o trabalho fica muito mais pesado. Não coloque o ganho como um objetivo final. Pense que você está fazendo isso, se não pra “diversão”, como uma forma de crescer, de alguma maneira.

Você pode pensar que seu objetivo final é descobrir uma nova potencialidade sua, um novo hobby, é dar uma pausa do trabalho repetitivo de sempre… Pense em uma finalidade que não seja a “burocrática”.

Você se motiva muito mais, quando não há a pressão do “prêmio” (nota, bônus salarial, etc.). Nem sempre é possível. Mas sempre que for, faça. Você vai ver: os resultados serão incríveis!

 

3.     Eleja papeis e funções internas

O grupo precisa olhar francamente para o problema e os objetivos. Então, precisa analisar ele pelas diferentes óticas e possibilidades. Assim, vocês saberão como aproveitar cada habilidade dos membros, e qual será a função mais adequada para cada pessoa.

Não basta que o “líder” do grupo seja uma pessoa falante e comunicativa, se o objetivo for construir uma análise detalhada, por exemplo. Nem adianta colocar alguém sério e objetivo, se o trabalho final for um seminário visando dinamismo e humor.

Em resumo, aproveite as maiores qualidades de cada membro do grupo, na função que é mais adequada para e trabalho especifico da vez.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.