5 dicas para otimizar seu home office em 2023

 

Desde 2020, com a Pandemia, o home office é uma realidade para milhares de brasileiros. Sejam executivos, professores, advogados ou mesmo médicos, o home office mudou a forma como vivenciamos o trabalho.

Alguns vivenciaram (e vivenciam) o teletrabalho aos trancos e barrancos. Têm dificuldades em acessar salas de reunião, de separar ambiente de trabalho de ambiente doméstico, de fazer atividades interessantes

Outros descobriram uma forma nova de trabalhar, e desde então, abraçaram ela, e não querem mais voltar ao escritório.

Se você está nesse segundo caso, ou está obrigado a trabalhar em casa, sabe: para conseguir fazer um bom trabalho home office, é preciso toda uma nova metodologia e organização do espaço.

Então, veja aqui 5 dicas para você conseguir fazer seu teletrabalho de forma eficaz.

 

1.      Conheça seus direitos

Muitos empregadores acham que o empregado de home office está de sobreaviso. Isso é um erro, e, atualmente, há uma legislação específica para essa modalidade.

Para que o teletrabalho funcione, você precisa saber sobre essas leis. O que você deve (e não deve) fazer, o que seu patrão pode exigir, como funcionam as horas-extra…

Então, estude as leis. Dessa maneira, você gerencia seu tempo, e realiza suas atividades de forma equilibrada e justa.

 

2.      Home office não é “estar em casa”

No home office você está na sua casa, evidentemente. Mas você não está descansando, e sim trabalhando. Ou seja, não faça no teletrabalho o que você não faria no escritório.

Lavra roupas, passar aspirador, fazer comida, auxiliar o filho na lição… Essas tarefas são essenciais, mas você não faria nada disso, se estivesse trabalhando fora de casa. Por que, trabalho em casa, você as faz?

Se sua jornada for das 09 às 18 (com 1 hora de almoço), entre 09 e 18 horas foque no trabalho. o que precisar ser feito de tarefa doméstica, faça antes ou depois.

Pense: você economiza tempo de transporte: use-o para fazer o que for preciso.

 

3.      Deixe as coisas prontas para você trabalhar

Quando você for entrar em ambiente de trabalho, esteja com tudo pronto. Mesa arrumada, máquina de lavar desligada, comida pronta.

Vivencie sua jornada de teletrabalho, da mesma forma que você a vivencia no escritório. Na hora do almoço; se você não arrumou a cama antes de bater o ponto, não bata agora…

Nada de fazer duas tarefas – doméstica e trabalho – simultaneamente!

 

4.      Separe seu “ambiente de trabalho”

Nada de sentar em qualquer canto da sala, abrir o notebook e começar a trabalhar. Crie um lugar de trabalho. Não improvise um espaço, defina um.

Pode ser uma mesa “apenas para trabalho”, sem decorações e sem uso, fora do expediente.

Dessa forma, você tato organiza sua casa, quanto seu trabalho, e consegue conciliar a ambos de forma equilibrada.

 

5.      Defina sua agenda

No teletrabalho, você precisa ter ciência do que vai fazer no exato minuto que começa sua jornada. Do contrário, você se perderá tempo, vai acumular funções e tarefas, e não renderá.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.