Como ser um funcionário destacado?
Se você está empregado em uma empresa, provavelmente você já percebeu: existe uma concorrência interna, pela aceitação dos chefes, e por posições de destaque.
E claro, às vezes, essa não será uma disputa leal e justa. Há chefes que promovem pessoas sem nenhuma capacidade, e por motivos aleatórios. Nesse caso, esse artigo não terá muito como ajudar você.
Agora, se você está em uma empresa que valoriza o funcionário, incentiva a proatividade e progresso profissional e dá oportunidades de crescimento, então, crescer depende de você.
Mas como você pode se destacar em uma empresa? Como conseguir uma promoção ou aumento, de forma ética e profissional?
Leia nosso artigo e descubra!
1. Faça cursos de aprimoramento profissional
Você não parecerá capacitado se… Você não estiver se capacitando! A única forma de você mostrar que tem algo a acrescentar é estudando. Não tem fórmula mágica ou solução que caia do céu.
Cursos como um de Gestão de Negócios ou Inovação trarão novas ideias, para você propor nas reuniões e projetos, e assim conseguir se destacar entre os diretores.
Só conseguem ter ideias novas quem estuda algo novo. Crescer na empresa depende de sua capacidade de acrescentar.
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2. Tenha um LinkedIn voltado para suas áreas de interesse profissional
Para você ser um profissional de destaque, além e você estudar novas áreas, é preciso divulgar elas, e mais do que isso, divulgar suas ideias sobre elas.
Não basta você fazer vários cursos. É preciso aprender como intercruzar as teorias deles e, mais do que isso, é preciso você produzir suas ideias sobre eles.
O melhor lugar, profissionalmente falando, para você promover ideias é no LinkedIn. Para tanto, crie um perfil profissional e fale sobre sua área de atuação na empresa, sobre suas experiências e leituras em determinado setor, suas opiniões sobre aqueles assuntos.
Seu perfil será encontrado por executivos, e você (e sua empresa) serão associados a qualidade empresarial.
3. Vá a eventos
Congressos simpósios e palestras são, também, ótimas maneiras de você aprimorar seu conhecimento. Mais do que isso, é um ótimo lugar para praticar marketing interpessoal.
Isso é, você vai para conhecer novos pensadores daquela área, trocar ideias, conhecer outros executivos com os mesmos interesses que você, e afins.
Além disso, ir a palestras, produzir relatórios sobre elas (e postar eles no LinkedIn) são formas de você demonstrar seu comprometimento e aprimoramento profissional.
4. Demonstre que você é mais do que apenas seu trabalho
Embora pareça contraditório, você falar sobre coisas para além de seu trabalho mostra que você é… Humano. Isso é, que você não é alguém que vive para o trabalho.
Isso é essencial para gerar empatia e mostrar sua personalidade. Somos mais do que apenas nosso trabalho, e muitas vezes, é nos momentos de descontração que nossa personalidade verdadeira se mostra.
Apresentar isso às pessoas é importante, para dar uma dimensão humanizada a seu trabalho e sua pessoa. O que liga as pessoas é o que elas têm em comum – no trabalho e lazer.