Como retornar das férias?

 

Embora o título pareça estranho, na vida profissional há um momento que é implacável: a volta das férias. Isso porque, tenha você passado 15 ou 30 dias longe do trabalho, a volta nem sempre é tranquila.

Dependendo do que você faz, pode demorar quase um mês até que seu corpo se readapte à rotina, e sua mente se realinhe à cultura da empresa.

Logo, voltar das férias pode ser maçante e um pouco desanimador. Ou, ao contrário, pode ser animador até demais, de maneira que nos primeiros três meses você “volta com tudo”, até que o rendimento começa a cair.

Logo, como voltar ao trabalho de forma adequada e produtiva? Veja nossas dicas.

 

1.     Planeje sua volta

Voltar das férias não é simplesmente chegar no escritório na segunda-feira de manhã, abrir o computador e começar a fazer relatórios.

(Ok, para algumas empresas talvez seja assim, mas esse não é o formato ideal).

Ao final de suas férias, você precisa começar a planejar o que você vai fazer. Primeiro, relembre as atividades que você estava fazendo, antes de sair de férias.

O que faltou ser concluído? O que já foi terminado? É a partir dessas perguntas que você vai planejar sua primeira semana, após o fim das férias.

 

2.     Converse com os demais setores e funcionários

Outra coisa que é essencial, é o planejamento entre setores. Você precisa conversar com as instancias da empresa que lhe dizem respeito, a fim de saber o que precisa ser feito, como estão os projetos em execução, e demais ações para o período.

Seja proativo na sua volta. Não espere que as pessoas procurem você. Ao chegar no escritório, vá atrás das atividades que eram suas atribuições.

Além disso, se você tiver uma chefia direta ou funcionários subordinados, veja o que eles precisam que você faça, e comece a se engajar nessas atividades.

 

3.     Gerencie seu cronograma da volta

Muitas vezes, quando voltamos de férias, nosso corpo e mente estão alinhados ao “horário das férias”. Isso incluí horários de sono e refeições irregulares, e falta de limites em atividades prazerosas.

Mas quando você voltar, é preciso voltar a rotina. E rotina significa, principalmente, organização cronológica diária: estar alinhado aos horários de cada atividade, a fim de não se demorar em ações exaustivas e não perder seu tempo de descanso.

Logo, ajustar seu calendário é essencial. Pode ser por agenda, quadro de horários, ponto eletrônico, metas…

 

4.     Dose sua empolgação

Voltar “animado” é essencial. Não pense no fim das férias com sofrimento, mas como uma oportunidade de você começar novos projetos, fazer novos cursos, ou até mesmo se engajar na busca de um novo emprego.

Porém, dose sua empolgação, para que ela seja constante durante todo o próximo período, até as férias seguintes.

Para tanto, a palavra de ordem aqui é Planejamento. Planeje suas ações, como elas vão acontecer a curto, médio e longo prazo e quais são as etapas necessárias em cada uma delas, para manter a disposição o ano todo.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.