4 dicas para ser mais proativo no seu trabalho

 

Uma das qualidades mais procuradas por empregadores, hoje, é da proatividade. Isso é, da capacidade de o empregado assumir a iniciativa, seja para desenvolver novos projetos e ações, seja para buscar soluções.

Se para algumas pessoas isso parece algo simples – e até óbvio, em se tratando de trabalho – para uma grande parcela dos trabalhadores, a proatividade é algo, simplesmente, assustador.

Por quê? Porque, embora, quando você é proativo, você se destaque mais, enquanto um funcionário empenhado e dedicado, há riscos.

O primeiro deles é o de falhar. Lidar com a falha, e com os próprios erros não é algo simples. Demanda humildade e autocondescendência,

O segundo, é das responsabilidades. Um funcionário proativo as acumula, afinal, ele não espera uma decisão, conquanto haja autorização para “ir lá” e “fazer”. Ou seja, ser proativo pode ser desgastante.

Assim, como agir no trabalho com proatividade?

 

1.      Identifique problemas, antes que eles aconteçam

Para trabalhar proativamente, comece identificando todos os problemas e questões adversas que possam vir a acontecer em seu trabalho, e desenvolva um plano de resolução de problemas, para eles.

Em seguida, procure identificar a propensão de ocorrência desses problemas em seu ambiente de trabalho, e já comece a operar uma prevenção de riscos.

Dessa forma, quando esses problemas acontecerem – se acontecerem- você já está pronto para solucionar eles com rapidez, e logo retomar o ritmo normal de trabalho.

 

2.      Organize sua rotina semanal com antecedência

Para você ser mais proativo, saiba exatamente o que precisa ser feito em cada dia da sua semana, com antecedência. Inclusive, isso vai auxiliar você a se engajar mais no seu trabalho: você saberá o que precisa ser feito, em vez de sofrer a angústia de buscar tarefas.

Claro que podem acontecer coisas inesperadas, que vão desviar a rotina do ritmo ou foco regular. Mas de qualquer forma, você já estará pronto para continuar seu trabalho após a resolução delas.

Além disso, haverá dias sem problemas. Nesses dias, sua agenda já estará pronta.

 

3.      Saiba o que os demais setores fazem

Conhecer os diversos setores de sua empresa auxilia você a auxiliar eles, em seus trabalhos, principalmente quando a empresa tem uma organização orgânica.

Isso é, quando os setores trabalham em conjunto, ainda que cada um focado em seus aspectos próprios.

Dessa maneira, se você souber o que outros setores fazem, você consegue refinar seu trabalho, no sentido de auxiliar a parte deles, e consegue entender melhor como o trabalho daqueles envolve o seu.

 

4.      Faça relatórios

Mesmo se esses relatórios não forem exigidos, ter uma redação falando sobre cada projeto (como um diário ou ata) pode ajudar você a identificar problemas e soluções naquele dia.

Esses relatórios vão auxiliar você, posteriormente e já fora do “calor” do escritório”, a entender melhor como foi seu dia de trabalho, como foi seu comportamento dentro do escritório, como foi sua relação com os demais.

Além disso, esses você pode incorporar as experiencias positivas relatadas à sua prática de trabalho.

 

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