Como concluir as tarefas da empresa antes do recesso de fim de ano?

 

Uma das tarefas mais importantes a você fazer na sua empresa, antes do recesso de Fim de Ano, é a conclusão das tarefas que você tem.

Talvez o seu recesso seja algo bem pequeno – dias 24 e 25 de dezembro e 1 e 2 de janeiro –; talvez ele seja um pouco maior – de 23 de dezembro a 2 de janeiro –; talvez sejam férias de um mês.

A extensão não importa tanto quanto o fato concreto: você não deve deixar uma tarefa para depois das festas. Por quê? Porque entre uma festa e outra, as pessoas não estarão totalmente empenhadas, o que é natural – são as festas mais aguardadas do ano.

O período de trabalho pós-Natal e pré-Réveillon é para você analisar os projetos concluídos e preparar os seguintes. E assim, após a festa de final de ano (ou após o recesso ou as férias) começar um projeto novo.

Logo, como fazer para concluir um trabalho, de forma qualitativa, antes do Natal? Veja nossas dicas.

 

1.     Dê autonomia para a equipe

Incentivar a autonomia da sua equipe pode ser uma ótima estratégia, para fazer seus projetos se concluírem dentro do prazo. Isso se você já não trabalhar dessa forma, claro.

Incentivando a autonomia ajuda você a não se estressar com os percalços (que vão surgir, inevitavelmente), ao mesmo tempo em que faz o projeto “andar” com dinamismo e originalidade.

Claro que sua equipe deve estar preparada para isso. Se sua equipe for muito dependente de uma orientação, então talvez seja melhor fazer a próxima dica.

2.     Divida o projeto em etapas (ainda) menores

Provavelmente seu projeto já está dividido em etapas. Se elas não estão sendo concluídas a tempo, ou da forma mais adequada, uma solução é dividir elas em outras etapas – e assim, concluir ao menos essa parcela nova, antes do recesso.

Pode parecer que isso seja um sinal de fracasso. Mas não é. É melhor que seu projeto tenha um andamento mais cuidadoso, do que uma conclusão insuficiente.

Então, crie novas etapas, mais fáceis de serem concluídas com excelência antes do recesso.

 

3.     Seja compreensível

No fim do ano, todos estão cansados, de forma que a produtividade geral tende a ser menor. Logo, seja compreensivo, se seus colaboradores estiverem com um rendimento menor. Essa é uma importante forma de apoio aos funcionários.

Aumentar as exigências, fazer cobranças e desconsiderar a vida pessoal deles pode ser um “golpe fatal” que fará o projeto atrasar ainda mais. E aí, não só você não conseguirá concluir ele, como o que for feito será inferior.

Entender o lado de todos, aceitar o cansaço e inspirar confiança nas habilidades deles é uma forma de motivar sua equipe, para que eles não deixem trabalhos inacabados.

 

4.     Repense estratégias

Se sua equipe não está conseguindo dar conta de concluir o trabalho, antes do recesso, talvez seja hora de você repensar estratégias. Analise o que não funcionou, identificar problemas e pensar soluções.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.