10 mitos sobre a profissão de nutricionista

 

Uma das profissões mais importantes, quando pensamos em saúde e alimentação é a de nutricionista. Muito mais associados à “perda de peso” a área da nutrição, na verdade, tem uma enorme gama de trabalhos e possibilidades.

E, embora a profissão tenha ganhado certo status, com as redes sociais, ela é ainda, muito estigmatizada e marcada por mitos.

A nutrição é para emagrecer? É cara? Se você faz exercícios pesados, pode comer qualquer coisa? Esses são alguns dos temas que as pessoas pensam, quando pensam em nutrição, e que é difundido até mesmo por nutricionistas mais conservadores;

Mas afinal, quais são os mitos da nutrição? Veja no nosso artigo.

 

1.     Nutricionistas só prescrevem dietas de emagrecimento

Este é um mito comum, porque as pessoas trazem a ideia de que nutricionistas só devem ser consultados em casos de obesidade.

Na verdade, nutricionistas ajudam diversas questões nutricionais e de saúde, incluindo planejamento de dietas para ganho de massa (para atletas profissionais), controle de doenças como diabetes e hipertensão, e perda de peso, também.

 

2.     A nutrição é uma área de conhecimento imutável

Um mito que desconsidera as diversas perspectivas e tendências nos estudos de saúde e alimentação.

Nutricionistas podem ter especializações diversificadas, como nutrição esportiva, nutrição clínica, nutrição infantil, entre outras.

Cada uma dessas áreas requer formações continuadas específicas, e por vezes, inclusive,  residências clínicas.

 

3.     Nutricionistas só dão orientações sobre alimentação

Achar que o nutricionista é um “ajudante de cozinheiro” é uma grande falácia. O trabalho desses profissionais abrange mais do que só a alimentação.

Claro que alimentação saudável é parte do trabalho. Porém, nutricionistas também orientam sobre alergias, intolerâncias e distúrbios alimentares.

 

4.     Nutricionistas esportivos só trabalham com suplementos alimentares

Quem pensa que nutrição esportiva é sinônimo de suplemento está bem equivocado.

Suplementos podem ser recomendados em certas situações, como deficiências ou doenças, mas a nutrição esportiva pode trabalhar com os pacientes por diversas perspectivas.

 

5.     Nutricionistas são médicos

Embora nutricionistas estudem áreas da medicina, eles não são médicos, diferente dos nutrólogos. Nutricionistas estudam sobre alimentação. Nutrólogos estudam reações do corpo a certos alimentos.

 

6.     Nutricionistas não podem ajudar pessoas com transtornos alimentares

Mito infundado, já que uma especialização da nutrição é, justamente, em transtornos alimentares. Nesse caso, o nutricionista estuda também temas de Psicologia.

 

7.     Nutricionistas só trabalham em clínicas

Embora muitos nutricionistas trabalhem atendam em um consultório privado, eles também podem trabalhar em escolas, academias, empresas, e restaurantes.

Além disso, há setores da saúde pública que emprega esses profissionais.

 

8.     Nutricionistas só se preocupam com dietas

Dieta como sinônimo de alimentação, é uma parte importante  do trabalho do nutricionista. Mas não é a única.

Fatores como práticas de atividades físicas, qualidade de sono, e saúde mental influenciam os diagnósticos e planos alimentares.

 

9.     Nutricionistas só tratam de adultos

Ao contrário, nutricionistas podem se especializar em alimentação infantil, geriátrica, pré-natal, dentre outras.

 

10.Nutricionistas são caros

Embora celebridades “ostentem” seus nutricionistas, muitos profissionais atendem em postos de saúde pública ou com valor social.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.