Você sabe o que faz um nutrólogo? Saiba sobre essa área da medicina clínica (e NÃO da nutrição)

Quem tem problemas alimentares, sejam eles quais forem, muito provavelmente vai ouvir de alguém que não é da área médica: “Mas você já procurou um nutricionista para se tratar?”. E de fato, não tem erro, nutricionistas resolvem alguns dos problemas que temos com alimentação.

Alguns, não todos. Existem diversos profissionais da área médica que lidam com questões relativas à alimentação. Psicólogos, para estudarem as causas comportamentais. Endocrinologistas, para estudarem as causas glandulares. E nutrólogos, que vão estudar…

Exatamente: nutrólogos são profissionais pouco conhecidos no Brasil.

Essa especialização da área médica ainda é pouco conhecida do grande público leigo. Para a grande maioria das pessoas, é a tríade citada acima que vai resolver problemas como anorexia ou obesidade. Nutricionistas, Psicólogos e Endocrinologistas são sempre apontados como Os Profissionais de transtornos de alimentação.

Nutrólogos, entretanto, têm um papel importantíssimo nessa área da saúde. Entenda:

 

Nutrologia não é nutrição

A “nutrição” é um termo bem conhecido por todos nós. Diz respeito ao modo como um alimento é transformado em energia, e demais substâncias vitais, no nosso corpo. A nutrição é o que garante a nossa saúde.

Porém, além da nutrição, há a Nutrologia, uma especialização médica. Essa é diferente da Nutrição pelo enfoque que o profissional que estuda ela (o nutrólogo) dá.

A nutrição envolve um estudo aprofundado dos alimentos, visando alguma função específica – por exemplo, no caso de uma dieta para atletas. Assim, um nutricionista vai avaliar o que o paciente busca, e então, vai passar as orientações necessárias para ele alcançar esse fim.

O nutrólogo, ao contrário, não vai estudar os alimentos, em si. Seu trabalho é focado na saúde do paciente, na relação entre o corpo humano, suas funções e suas implicações médicas. Na Nutrologia, alimentos são remédios. Algumas de suas atribuições são:

  • Identificar, por meio de exames dos mais variados, doenças e problemas de saúde, como diabetes e colesterol;
  • Estabelecer pontes entre problemas de saúde de um paciente, e seus hábitos alimentares (por exemplo, entender o porquê de o paciente sofrer de azia, com frequência);
  • Realizar um trabalho de educação alimentar, orientando sobre as propriedades de certos alimentos no organismo.

Em outras palavras, o que um nutrólogo faz é entender a ação de certo alimento no organismo, e apontar os possíveis benefícios e malefícios dele para um paciente específico.

Seu trabalho ainda consiste em prever doenças futuras, com base no que o paciente ingere, e analisar o potencial de alimentos em tratamentos médicos.

 

E o nutricionista?

O nutricionista é o profissional que vai orientar seus pacientes quanto àquilo que eles devem comer, para obter um fim específico. O nutricionista é formado em nutrição – não em medicina.

Seu trabalho será elaborar cardápios funcionais; orientar na forma de consumir certo alimento; avaliar cardápios de escolas, empresas e equipes esportivas, etc. O nutricionista não saberá dizer os efeitos de um alimento no corpo – apenas, os valores diários básicos, a partir de um diagnóstico médico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.