UTFPR encerra inscrições para Vestibular 2024/2

Você ainda tem tempo de participar; veja como se inscrever

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é uma instituição de ensino superior pública com sede em Curitiba, Paraná.

A instituição oferece diferentes cursos e inúmeras oportunidades para os seus alunos, atraindo novos estudantes todos os anos por meio do seu Vestibular.

Se você quer estudar na UTFPR, deve ficar atento: as inscrições para participar do Vestibular 2024/2 da instituição estão abertas, mas serão encerradas nesta terça-feira, 09 de abril

Dessa maneira, para que você ainda consiga fazer a sua inscrição e participar do processo seletivo, separamos um resumo completo sobre o Vestibular 2024/2 da UTFPR. Vamos conferir!

Vestibular UTFPR 2024/2: inscrições serão encerradas hoje (09) 

Conforme indicado no calendário oficial do processo seletivo, as inscrições para o Vestibular 2024/2 da UTFPR serão encerradas nesta terça-feira, dia 09 de abril.

Os estudantes interessados poderão se inscrever de forma online por meio do preenchimento de um formulário disponível no Portal do Candidato da UTFPR. Não serão aceitas inscrições realizadas de outras maneiras.

No formulário de inscrição, o candidato deverá indicar a cidade em que irá realizar as provas, os cursos, uma língua estrangeira (inglês ou espanhol) e uma modalidade de participação (ampla concorrência ou sistema de cotas).

Ficou com alguma dúvida sobre os procedimentos de inscrição no Vestibular 2024/2? Acesse o edital do processo seletivo da UTFPR e confira mais informações.

Vestibular UTFPR 2024/2: taxa de inscrição

Todos os estudantes deverão pagar uma taxa de inscrição de R$150,00 para participar do Vestibular 2024/2 da UTFPR. O pagamento poderá ser efetuado até esta quarta-feira, dia 10 de abril.

UTFPR
Os candidatos deverão pagar a taxa de inscrição ou solicitar a isenção. Imagem: UTFPR/Reprodução

Mas, a UTFPR também ofereceu aos candidatos a possibilidade de solicitar a isenção da taxa de inscrição. Puderam solicitar o benefício todos participantes que:

  • Possuíram renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio;
  • Estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 

Os pedidos foram recebidos até 22 de março e deverão ser acompanhados de documentação comprobatória. A UTFPR divulgou os o resultado preliminar no dia 1º de abril e os estudantes puderam enviar recursos entre os dias 02 e 03 de abril. Nesta terça-feira, 09 de abril, a instituição publicou a versão definitiva do resultado dos pedidos de isenção.

Vestibular UTFPR 2024/2: funcionamento das provas

A UTFPR irá aplicar provas para todos os candidatos inscritos no processo seletivo. Os exames serão realizados no dia 19 de maio, de forma presencial, nas 13 cidades em que a UTFPR possui campus: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo. Os locais de prova poderão ser acessados a partir do dia 13 de maio.

As provas serão compostas por 60 questões de múltipla escolha (objetivas) sobre disciplinas estudadas no ensino médio. Além disso, os estudantes também deverão escrever uma redação com base no tema proposto pela banca examinadora.

Vestibular UTFPR 2024/2: vagas disponíveis

Nesta edição do Vestibular, a UTFPR está oferecendo 4.219 vagas para 106 cursos ministrados em 13 campi da instituição em cidades do estado do Paraná.

Devemos destacar que, segundo as informações divulgadas pela UTFPR, as vagas do Vestibular 2024/2 serão distribuídas conforme o sistema de cotas. Dessa maneira, metades (50%) das vagas oferecidas será direcionada para candidatos que cursaram todo o ensino médio em uma escola da rede pública, com cotas específicas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas ou com deficiência e para candidatos com renda familiar per capita de até um salário-mínimo.

Todos os candidatos aprovados irão ingressar na UTFPR no segundo semestre letivo de 2024.

Vestibular UTFPR 2024/2: divulgação do gabarito e resultado

A versão definitiva do gabarito das provas será publicada no dia 29 de maio, enquanto o resultado do Vestibular 2024/2 da UTFPR será divulgado no dia 02 de julho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.