Vestibular 2025: Unicentro divulga datas e lista de obras obrigatórias

Veja quais foram as principais informações divulgadas

A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) é uma instituição de ensino superior pública que foi fundada no ano de 1990.

Os estudantes que querem estudar na Unicentro devem ficar atentos: a comissão organizadora do vestibular da instituição já divulgou informações muito importantes sobre a próxima edição do processo seletivo, como principais datas e obras que os candidatos devem ler como parte da lista de leituras obrigatórias. A divulgação antecipada possui o objetivo dar aos candidatos a oportunidade de se preparar com antecedência para as provas.

Dessa maneira, para te ajudar a participar do processo seletivo, separamos um resumo completo com as principais informações sobre o Vestibular 2025 da Unicentro, incluindo datas, novidades e funcionamento das provas. Confira!

Vestibular Unicentro 2025: principais datas já foram divulgadas

Conforme as informações divulgadas até o momento, as inscrições do Vestibular 2025 da Unicentro irão acontecer entre os dias 12 de agosto e 08 de setembro de 2024.

Todos os estudantes interessados deverão se inscrever exclusivamente de forma online pelo site da Unicentro. Além disso, devemos mencionar será necessário pagar uma taxa de inscrição para participar, mas o valor ainda não foi divulgado pela comissão organizadora do Vestibular.

Unicentro
Estudantes poderão solicitar isenção da taxa de inscrição. Imagem: Unicentro/Reprodução

Porém, os candidatos também poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição para participar do Vestibular da Unicentro de forma gratuita. Os pedidos poderão ser realizados entre 22 de julho e 02 de agosto de 2024.

Poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição o candidato que atender aos seguintes requisitos:

  • Não ter matrícula trancada no ensino superior;
  • Não estar cursando graduação;
  • Não ter abandonado ou cancelado curso superior após ter feito a matrícula;
  • Não ter cursado o ensino médio em uma escola da rede particular, com exceção do supletivo noturno.

A Unicentro irá divulgar o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição no dia 28 de agosto de 2024.

Além disso, a instituição também já divulgou as datas das provas. Nesta edição do Vestibular, a Unicentro irá aplicar as provas em uma etapa única, que irá acontecer no dia 13 de outubro de 2024. Os exames irão acontecer no período da tarde e terão no máximo cinco horas de duração

As provas serão compostas por 60 questões objetivas (de múltipla escolha) e por uma proposta de redação. Os estudantes podem conferir mais informações no programa de provas do Vestibular 2025 da Unicentro.

Vestibular Unicentro 2025: lista de livros obrigatórios

Além das principais datas do processo seletivo, a Unicentro também divulgou a lista de livros obrigatórios para o Vestibular 2025. Todos os candidatos que pretendem participar do vestibular devem ter conhecimento sobre as obras que fazem parte da lista de livros obrigatórios, uma vez que elas serão abordadas por questões de literatura e questões interdisciplinares.

Veja quais foram os livros selecionados pela Coordenadoria Central de Processos Seletivos para a próxima edição do vestibular da Unicentro:

  • Auto da Compadecida de Ariano Suassuna;
  • Melhores Poemas, de Cecília Meireles;
  • Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade;
  • Sonetos, de Luís Vaz Camões;
  • A Paixão Segundo G.H., de Clarice Lispector;
  • Suíte Tóqui, de Giovana Madalosso;
  • A Falência, de Júlia Lopes de Almeida;
  • Niketche: uma história de poligamia, de Paulina Chiziane;
  • Morte e Vida Severina, de João de Cabral de Melo Neto;
  • Sagarana, de João Guimarães Rosa;
  • Seminário dos Ratos, de Lygia Fagundes Telles;
  • Histórias que os Jornais Não Contam”, de Moacyr Scliar;
  • Chove Sobre Minha Infância, de Miguel Sanches Neto.

Os livros selecionados são os mesmos que fizeram parte da lista de obras obrigatórias do Vestibular 2024 da Unicentro.

A Unicentro não sugere nenhuma edição específica das obras e, dessa maneira, é recomendado que os estudantes escolham  uma edição completa que contenha uma boa introdução e comentários eficientes ao longo de todo o texto. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.