Usos do Psicodrama na gestão de um negócio

Tratamentos com Psicodrama são uma forma criativa e extremamente eficaz, de se resolverem traumas e complexos que afetam pacientes de todas as idades. A técnica, desenvolvida pelo psicólogo Jacob Levy Moreno, possibilita que os pacientes expressem questões e preocupações, sem o medo de julgamentos.

Isso acontece porque, na lógica do tratamento, o paciente assume uma personalidade, cria uma personagem, e, por meio dessa, fala aquilo que em sua vida pessoal não falaria, por medo de julgamentos ou represálias.

Assim, o Psicodrama se mostra eficaz na mediação de conflitos. Terapeutas matrimoniais, terapeutas escolares e terapeutas familiares usam da técnica.

E no meio empresarial, você já viu o uso de psicodrama? Sabe quais são os benefícios?

 

Uma equipe com medo não produz

O caso clássico é o seguinte:

Muitos executivos em posição de poder assumem atitudes autoritárias. Seja por uma falha de caráter, seja por medo da pressão, esses altos executivos agem pensando que estão trabalho por sua equipe.

A verdade é que os subordinados agem por medo. E, sem sentirem liberdade para discordar do chefe, ou aproveitarem suas potencialidades nos projetos, fazem só o mínimo necessário.

Com o mínimo, uma empresa sobrevive. Agora, pra crescer, uma empresa precisa de seus funcionários se aplicando ao máximo.

 

Aqui entra o Terapeuta Psicodramático.

Por meio de encenações, representações e esquetes, onde os funcionários e gestores assumem papéis, a situação se expõe. O chefe age conforme ele crê que seja a mentalidade do empregado, e o empregado, como o chefe.

Assim, tanto os envolvidos na encenação, quanto o terapeuta, identificam os problemas que a equipe tem, por meio das representações do que seria o papel de chefe e o papel de emprego, bem como suas ideias, medos, posições.

Ou seja, o terapeuta identifica as relações de poder e comunicação entre a equipe e, no momento posterior, debate com todos, o que foi observado.

 

Se vendo no outro e definindo o objetivo comum

O Psicodrama possibilita que as pessoas falem sobre aqueles que estão a sua volta, mas sem falar deles. E, possibilita que essas pessoas se vejam no outro, e, identifiquem o que esse outro pensa delas.

O paciente em tratamento psicodramático é confrontado por aquilo que é entendido sobre ele, e assim, é incentivado a mudar.

Em ambiente corporativo, isso significa identificar os problemas interpessoais dos funcionários. Identificar atitudes de trabalho que não estejam dando certo, comportamentos que precisam ser geridos.

É uma chance de a equipe e a gerência se alinharem a um mesmo objetivo comum, e alinharem seus termos e condições. Mas, sem que isso soe ofensivo, ou acusatório.

 

Arquétipos e pantomimas

O tom do tratamento do psicodrama costuma ser leve porque, intencionalmente, é usado um tom pantomímico pelos participantes, isso é, uma coisa exagerada, cheia de caretas, movimentos corporais e palavras fortes.

Essa pantomima é de um arquétipo de comportamento, a ser identificado e enfrentado. A dinâmica psicodramática é uma forma eficiente de fortificar e unir uma equipe de trabalho a uma meta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.