UERJ está com inscrições abertas para Vestibular 2024/2 via ENEM

As inscrições começaram em maio

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) é uma instituição pública de ensino superior pública com sede principal na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

Atualmente, a universidade possui campi em oito cidades do estado do Rio de Janeiro e oferece diversas opções de cursos de nível superior muito conceituados, atraindo estudantes de todas as partes do Brasil.

Se você quer estudar na UERJ, então está com sorte: na última quarta-feira, dia 27 de março, a instituição anunciou as datas da próxima edição do Vestibular via ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Dessa maneira, para que você possa consultar as principais datas e entender como participar do processo seletivo, separamos um resumo completo sobre o Vestibular via ENEM 2024/2 da UERJ, incluindo datas, funcionamento das provas e vagas disponíveis. Confira!

Vestibular UERJ 2024/2 via ENEM: inscrições começam em maio

Na última quarta-feira (27), a UERJ anunciou a realização do Vestibular 2024/2 via ENEM para preencher as vagas remanescentes do vestibular 2024, em cursos sem lista de espera.

Segundo as informações divulgadas, o período de inscrições irá começar no dia 07 de maio e todos os candidatos interessados poderão se inscrever até o dia 20 de maio de 2024.

Vestibular UERJ 2024/2 via ENEM: taxa de inscrição e isenção

A UERJ divulgou que todos os candidatos deverão pagar uma taxa de inscrição para participar do processo seletivo via nota do ENEM.

UERJ
A UERJ irá divulgar o valor da taxa de inscrição do Vestibular 2024/2 via ENEM em breve. Imagem: UERJ/Reprodução

O valor da taxa para esta edição do processo seletivo ainda não foi informado, mas a UERJ anunciou que irá oferecer a isenção da taxa de inscrição para os candidatos.

Os pedidos de isenção serão recebidos pela UERJ entre os dias 05 e 08 de abril e o resultado com os nomes dos candidatos que tiveram as suas solicitações aprovadas será divulgado no dia 29 de abril.

Ficou com alguma dúvida sobre como solicitar o benefício? Acesse o edital da isenção da taxa e confira mais informações sobre o Vestibular 2024/2 via ENEM.

Vestibular UERJ 2024/2 via ENEM: funcionamento

Conforme as informações publicadas até o momento, o Vestibular 2024/2 da UERJ não prevê a aplicação de nenhum tipo de prova, uma vez que todos os participantes serão avaliados com base na nota obtida na prova do ENEM.

Serão aceitas as pontuações obtidas nas edições de 2020, 2021, 2022 e 2023. Além disso, os candidatos devem ter alcançado pelo menos 200 pontos em cada uma das quatro provas objetivas (Ciências Humanas e Suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Matemática, Códigos e Suas Tecnologias).

Por fim, é fundamental que os estudantes tenham obtido ao menos 300 pontos na prova de redação do ENEM.

Vestibular UERJ 2023/2 via ENEM: vagas oferecidas

Como mencionamos, o processo seletivo 2024/2 via ENEM foi criado para preencher das vagas remanescentes oferecidas pela UERJ no vestibular 2024. 

O número exato de vagas que serão oferecidas ainda não foi divulgado pela universidade. Porém, a UERJ anunciou que irá oferecer vagas nas unidades de Rio de Janeiro, São Gonçalo, Cabo Frio, entre outros. Todos os candidatos aprovados irão ingressar na UERJ no segundo semestre letivo de 2024.

Veja alguns dos cursos com vagas disponíveis:

  • Ciências Biológicas: São Gonçalo e Zona Oeste
  • Engenharia Cartográfica: Rio de Janeiro
  • Engenharia de Produção: Resende e Zona Oeste
  • Engenharia Mecânica: Nova Friburgo e Resende
  • Engenharia Química: Resende
  • Estatística: Rio de Janeiro
  • Física: Rio de Janeiro
  • Geografia: Duque de Caxias e São Gonçalo
  • História: São Gonçalo
  • Letras: Português/Italiano: Rio de Janeiro
  • Letras: Português/Inglês: São Gonçalo
  • Letras: Português/Literaturas: São Gonçalo
  • Matemática: Duque de Caxias, Rio de Janeiro e São Gonçalo

Vestibular UERJ 2024/2 via ENEM: divulgação dos resultados

A UERJ ainda não divulgou as datas em que os resultados do processo seletivo via ENEM serão divulgados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.