ENEM: Tudo que você precisa saber sobre o exame

As notas do exame podem ser usadas para acessar o ensino superior.

Milhares de estudantes brasileiros já estão se preparando para realizar as provas do ENEM 2024 e aguardam pela publicação do edital com o cronograma de inscrição e provas. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) se tornou nos últimos anos um dos mais importantes exames organizados pelo governo federal, através do Ministério da Educação (MEC). 

No entanto, o formato e os objetivos do ENEM nem sempre foram os mesmos. Aqueles que desejam participar do exame devem conhecer a história dessa avaliação e entender as suas particulares antes mesmo de realizar a inscrição! Conhecer o exame, a estrutura das provas e compreender seus objetivos pode ajudar o estudante a direcionar melhor os seus estudos. 

ENEM: Quando foi criado?

O ENEM foi criado em 1998, durante durante o governo Fernando Henrique Cardoso, exclusivamente com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes brasileiros ao fim da escolaridade básica. Os resultados do exame forneciam dados quanto à qualidade da educação no Brasil, especialmente nos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. Nesse sentido, o exame não foi criado com o objetivo de ser uma ferramenta de acesso ao ensino superior. 

A ideia do MEC era de valiar o grau de conhecimento dos estudos em relação ao ensino médio, para identificar quais eram os pontos de melhoria necessários no debate e criação de políticas públicas voltadas para educação. 

Porta de entrada para o ensino superior

Com o passar dos anos, o ENEM foi sendo atualizado, tornando-se uma das principais ferramentas para a seleção de novos alunos para ingresso no ensino superior. Foi em 2004 que o exame pôde ser usado pela primeira vez para acesso a cursos de graduação.

Esse marco coincide com a criação e com a primeira edição do ProUni (Programa Universidade Para Todos), em 2005, programa do governo federal que concede bolsas de estudo em cursos de graduação de centenas de instituições de ensino superior privadas. Desde a sua criação, o programa considera o desempenho dos candidatos no ENEM para fins de classificação. 

A criação do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) consolidou a importância do ENEM como ferramenta de acesso ao ensino superior. O programa que também usa as notas do exame para a classificação dos candidatos desde a sua origem teve a sua primeira edição em 2009 e desde então tem substituído o vestibular tradicional em centenas de universidades públicas.

ENEM: Reformulação do formato

Quando foi criado, em 1998, o ENEM era aplicado em apenas um dia, sendo composto por 63 questões e por uma prova de redação. Em 2009, o formato do exame foi reformulado, passando a conter 180 questões objetivas e uma prova de redação. A partir desse ano, as provas passaram a ser aplicadas em dois dias. 

Foi essa a última grande reformulação do exame, que se aproximava do formato atual. Assim, as questões foram divididas em quatro grandes áreas, com o nível de complexidade do exame aumentando ao longo dos anos. 

Banner do ENEM
Exame Nacional do Ensino Médio. Imagem: GOV.BR

Relevância do exame

Com a ampliação dos objetivos do ENEM, o número de inscritos foi aumentando também gradativamente. Apesar de incialmente visar a análise da qualidade da educação no ensino médio, o exame não se restringe a estudantes no período escolar. Qualquer pessoa pode se inscrever. 

Atualmente, além de ser usado nos programas do MEC como o ProUni, o SiSU e o Fies, o ENEM também é aceito em diversos outros processos seletivos de instituições de ensino públicas e particulares.

O exame se tornou tão importante e relevante que atualmente é reconhecido como um método de avaliação válido para instituições de ensino superior de outros países, como é o caso de Portugal, por exemplo. 

Como são as provas do ENEM?

Como mencionado, as provas do Enem são divididas por área, contendo apenas uma prova discursiva:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 45 questões de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45 questões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões de Química, Física e Biologia.
  • Matemática e suas Tecnologias: 45 questões de Matemática.
  • Prova de Redação.

As provas do ENEM são famosas por serem longas, com muitos trechos de textos, gráficos, tabelas e imagens para interpretação. O grau de dificuldade das questões é variado, considerando também que a correção da prova é feita com o método TRI. 

Leia também MEC publica edital do ENCCEJA 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.