ENCCEJA 2024: Edital já está disponível; confira cronograma

As inscrições serão abertas no dia 29 de abril

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já publicou o edital com o cronograma completo, regras e procedimentos da próxima edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Desse modo, os interessados já podem começar a se preparar para participar do Encceja 2024.

O Encceja permite que jovens e adultos que não concluíram o ensino básico obtenham certificação de nível fundamental e/ou médio. Nesse sentido, a participação no exame é gratuita e vonluntária, segundo as regras do Ministério da Educação (MEC). Desde 2002, o exame avalia as competências, habilidades e conhecimentos adquiridos tanto no ambiente escolar quanto fora dele.

Além de ser referência para a certificação dos estudantes, o exame é referência também para a implementação de medidas e políticas para a melhoria da qualidade da educação oferecida aos jovens e adultos, contribuindo também com os indicadores relacionados ao sistema educacional brasileiro. Veja a seguir como funciona o exame e as principais datas do Encceja 2024!

Período de inscrição

De acordo com o cronograma disponibilizado no edital, as inscrições para o Encceja 2024 serão recebidas no período de 29 de abril a 10 de maio. Como acontece tradicionalmente, as inscrições deverão ser feitas exclusivamente online, por meio do site do Encceja.

Os estudantes que necessitam de atendimento especializado no dia da prova ou de tratamento por nome social deverão fazer a solicitação também no sistema do exame, dentro do prazo de inscrição. O Inep avaliará cada caso de forma individual.

Ainda segundo o edital, o Inep vai fornecer atendimento especializado para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia. Pessoas gestantes, lactantes, idosos ou pessoas com outras condições específicas também podem ter direito ao atendimento especializado.

O resultado preliminar dos pedidos de atendimento especializado e tratamento pelo nome social será divulgado no dia 17 de maio. Os interessados poderão interpor recursosentre os dias 20 e 24 de maio. A divulgação do resultado dos recursos está prevista para o dia 29 de maio.

Quem pode participar do Encceja 2024

Podem participar do Encceja 2024 os jovens e adultos que desejam retomar sua trajetória educacional  através da obtenção do diploma do ensino fundamental ou médio. No entanto, é necessário ter a idade mínima exigida pelo MEC.

Para buscar a certificação de nível fundamental, é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos na data de aplicação do exame. Já para o nível médio, a idade mínima exigida pelo MEC é de 18 anos completos na data da prova.

O Encceja 2024 será aplicado em 25 de agosto. Imagem: GOV.BR
O Encceja 2024 será aplicado em 25 de agosto. Imagem: GOV.BR

Justificativa de ausência

Os estudantes que se inscreveram no Encceja 2023, mas não compareceram para realizar o exame, deverão justificar a ausência se desejarem se inscrever no Encceja 2024 de forma gratuita.

O edital estabelece que o participante que não justificar sua ausência no Encceja 2023 ou tiver a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40,00 (quarenta reais). O pagamento deve ser feito por meio de boleto, que será gerado no sistema de inscrição e poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.

Provas do Encceja 2024

A aplicação das provas do Encceja 2024 está marcada para o dia 25 de agosto e acontecerá em dois turnos. No período da manhã serão quatro horas de prova, com a abertura dos portões às 8h e fechamento às 8h45. À tarde a aplicação terá duração de cinco horas, com a abertura dos portões às 14h30 e fechamento às 15h15.

O Inep aplicará provas compostas de acordo com o nível de certificação  desejado. Além de uma prova de redação, os estudantes responderão outras quatro provas objetivas, com 30 questões cada.

Resultado

A divulgação do resultado do Encceja 2024 está marcada para 23 de dezembro. Para obter aprovação no exame, é preciso obter, no mínimo, 100 pontos em cada uma das provas objetivas e 5 pontos na média da redação.

Acesse o edital do Encceja 2024 para mais informações.

Leia também Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica recebe inscrições; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.