ENEM 2024: dicas para começar a estudar para a prova de redação

Separamos dicas que irão turbinar o seu desempenho

O primeiro passo para começar a estudar para a próxima edição do ENEM é entender quais são os temas mais cobrados dentro de cada uma das disciplinas da prova.

Uma das provas que fazem parte do ENEM é a redação. A prova de redação é um dos elementos mais importantes do o ENEM, uma vez que ela impacta de forma decisiva a pontuação final do candidato.

Nós sabemos que começar a estudar para a redação do ENEM 2024 pode ser complicado. Dessa maneira, para te ajudar, separamos um resumo completo com algumas dicas que irão te ajudar a entender como estudar para a prova de redação e alcançar uma alta pontuação. Confira!

A importância do planejamento do texto

Ao longo dos seus estudos, é importante que você entenda a importância de não começar a escrever o seu texto logo após ler a proposta de redação: o ideal é fazer um planejamento antes de redigir.

Tente criar um esquema para o texto, definindo os principais pontos que serão abordados e quais serão os repertórios usados. Lembre-se de que o seu esquema deve incluir um parágrafo de introdução, dois parágrafos de desenvolvimento e um parágrafo de conclusão.

Comece a escrever o seu texto com base no planejamento que foi feito. Você irá perceber que escrever com base em um planejamento prévio é muito mais simples do que começar a redigir sem nenhuma ideia de qual será o rumo da sua argumentação.

Leia com frequência

Os estudantes que querem começar a estudar para a redação deve incluir o hábito da leitura no próprio plano de estudos para o ENEM 2024.

Tenha em mente que a leitura de textos de diferentes gêneros e tipos é fundamental para aprimorar a sua própria escrita. Preste atenção na forma como os autores organizam seus textos e utilizam recursos linguísticos

Use repertórios

O uso de repertórios é extremamente importante para a redação do ENEM. Tenha em mente que uma boa redação no ENEM é aquela em que o autor sustenta os próprios argumentos com falas e citações de autoridades e de especialistas, acontecimentos históricos ou dados estatísticos: os repertórios.

Repertórios redação
É fundamental que você memorize repertórios para a redação do ENEM. Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels

Existem inúmeras opções de repertórios que você pode usar no seu texto para consolidar os argumentos. Ao longo dos seus estudos para a prova, é fundamental que você memorize pode citações, dados, livros, filmes e séries para usar como repertório na sua redação

Analise redações nota 1000 (mil)

Os estudantes devem saber que a leitura e análise de textos que receberam nota máxima (1000) no ENEM pode ser uma estratégia de estudos eficiente para a prova.

Por meio dessa estratégia, você poderá identificar as características que contribuíram para o sucesso desses textos e os utilize como referência para aprimorar os seus textos.

Além disso, você também poderá identificar os elementos básicos que devem estar presentes em qualquer redação nota 1000 e também quais foram os critérios usados pelos corretores do texto.

Entenda a estrutura da redação do ENEM

O ENEM não exige uma estrutura obrigatória para a redação. Mas, os estudantes devem saber que dividir o texto irá te ajudar a organizar as suas ideias e o andamento da sua argumentação. Uma estrutura que pode funcionar no ENEM 2024 é a seguinte:

  • Um parágrafo de introdução;
  • Dois parágrafos de desenvolvimento;
  • Um parágrafo de conclusão.

No parágrafo de introdução, os estudantes devem apresentar o tema e os argumentos que serão defendidos ao longo do texto. Para que o parágrafo seja interessante, é importante que você insira um repertório relacionado com o tema proposto logo na primeira ou segunda linha do mesmo.

Depois, os estudantes deverão escrever o desenvolvimento da sua redação, que deverá contar com dois parágrafos, uma vez que é necessário defender dois argumentos diferentes ao longo do texto.

Por fim, a redação do ENEM deve incluir também um parágrafo de conclusão, no qual o estudante deve retomar os argumentos mencionados ao longo do texto e apresentar uma proposta para solucionar os problemas apresentados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.