Como estudar para o Enem usando o INSTAGRAM?

Além de ser divertido, o Instagram tem muitos recursos e conteúdos úteis para ajudar nos estudos para o Enem.

A geração Z, que cresceu na era digital, é conhecida por sua habilidade com tecnologia e familiaridade com a internet, como demonstrado pelo sucesso do Instagram. Muitos jovens dessa geração utilizam a plataforma não apenas para entretenimento, mas também para estudar para o Enem.

Algumas pessoas chegam a dedicar de 5 a 6 horas diárias ao aplicativo, o que pode ser um tempo significativo. Seria mais proveitoso utilizar parte desse tempo para estudar para o Enem e outros vestibulares.

Portanto, a seguir, veja algumas dicas para estudar usando o Instagram!

Veja também: O que mais cai de INGLÊS no Enem? 

5 dicas para estudar para o Enem usando o Instagram

1 – Separe os perfis

Se você está estudando para o Enem pelo Instagram, mas fica distraído com fotos de amigos e outras coisas, que tal criar uma conta só para os estudos? Assim, você pode escolher o que quer ver sem se distrair e perder tempo.

E se você está preocupado com o tempo gasto, alguns dispositivos têm um limite de tempo para usar a rede social. Verifique as configurações do seu perfil e, se estiver disponível, defina um tempo máximo e ative as notificações para saber quando é hora de parar.

2 – Siga perfis educacionais

Desde os melhores amigos até os artistas mais famosos, as marcas de destaque e até mesmo as páginas de notícias e fofocas, todo mundo está no Instagram, inclusive os perfis educacionais.

Por exemplo, o Brasil Escola compartilha diariamente conteúdo sobre todas as disciplinas, informações importantes para quem vai prestar o Enem e os vestibulares em todo o país.

3 – Siga #StudyGram e outras hashtags relacionadas

Já ouviu falar do Studygram? É uma junção de “study” (estudo em inglês) e Instagram, usado para descrever perfis dedicados aos estudos. Geralmente, são criados por estudantes que já passaram em vestibulares e compartilham dicas com outros que estão na mesma fase.

Ao usar a #StudyGram, você encontra milhões de postagens sobre diversos temas relacionados aos estudos.

Para quem está se preparando para o Enem, recomenda-se usar a versão brasileira da hashtag e explorar os conteúdos específicos das disciplinas cobradas na prova. Com a #StudyGramBR, é possível acessar milhares de publicações, desde resumos até testes e dicas de estudo.

Além da #StudyGramBR, existem outras hashtags úteis para os estudos, como #Enem, #DicasEnem, #RedacaoEnem, #Matemática, #Literatura, #Vestibular, entre outras. Aproveite e siga todas elas agora mesmo!

Veja também: DICAS para interpretar textos na prova do Enem!

4 – Salve posts e crie coleções

Imagino que você tenha um horário de estudos onde dedica tempo para cada matéria cobrada no Enem, certo? Geralmente, nós dedicamos mais tempo às disciplinas que nos desafiam mais e menos tempo às que já dominamos bem e só precisamos revisar.

No Instagram, você pode salvar posts interessantes para ver depois. Basta clicar no marcador ao lado direito do post. Depois, vá até as opções do seu perfil, entre em “Salvos” e crie coleções para organizar os conteúdos de cada disciplina, entre outras opções, como Matemática, Biologia, História, Dicas de Redação, etc.

Além disso, se você organizar por coleções, isso pode ajudar a economizar tempo, já que o conteúdo estará separado e organizado para facilitar seus estudos. Assim, você não precisa perder minutos procurando cada postagem.

5 – Use os mapas mentais

Estudar para uma prova tão grande quanto o Enem é difícil, pois há muitos assuntos para aprender e às vezes é difícil lembrar de tudo o que é necessário. Sendo assim, os mapas mentais estão sendo muito utilizados pelos estudantes e são uma ótima ferramenta para ajudar nesse momento.

Os mapas mentais geralmente têm uma ideia central como ponto de partida, que se ramifica em informações secundárias que auxiliam a lembrar de todo o conteúdo relacionado, usando resumos, palavras-chave, desenhos e cores.

Veja também: Língua portuguesa: quais são os assuntos que mais caem no Enem? 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.