Qual a importância da cartografia?

 

Mais do que simplesmente o ato de “fazer mapas”, a cartografia é uma área da geografia extremamente importante para diversas áreas, como Arquitetura e Urbanismo, Agronegócios e até Medicina.

Isso porque, Cartografia não é apenas uma área da Geografia preocupada com mapas.

No passado, provavelmente, a cartografia era preocupada apenas com a confecção de mapas, principalmente devido a dificuldade de se localizar espacialmente em viagens. Logicamente que havia instrumentos como a bussola, o astrolábio, a luneta entre outros.

Porém, saber usá-los significa muito pouco, sem um mapa com coordenadas detalhadas de onde você estava. Nesse caso, sim, a cartografa era uma ciência voltada a criar mapas o mais preciso possível.

Hoje, cartógrafos contam, em grande parte, com a ajuda de GPS, e outros aparelhos de localização por radar, então, fazer mapas ficou razoavelmente mais fácil. Entretanto, seu trabalho mudou consideravelmente. Os mapas contam com muito mais informações, que apenas coordenadas e rotas.

As imagens de um mapa ficaram mais detalhadas, e o nível de profundida de um mapa temático é enorme. Criar um mapa, envolve, inclusive, alta tecnologia.

Você pode Gostar Também:

Há outras questões por de trás dessa ciência. Você sabe quais são elas? Confira:

 

1.      Geomorfologia

A geomorfologia é essencial, quando se planejam obras que vão envolver o meio-ambiente. Para se planejar ações de agricultura, também é preciso do apoio técnico de um geógrafo com especialização em geomorfologia.

Isso porque, essa ciência é voltada para o estudo da formação do solo. Logo, é o parecer desses profissionais que determina coisas como densidade, PH, toxicologia, e outras informações que determinam as possibilidades de uso de um local.

Inclusive, para evitar a contaminação de lençóis freáticos, a construção sobre terrenos pantanosos, entre outros, e dessa forma, causar danos ambientais. Um dos campos que se utiliza de Geomorfologia com mais ênfase é a Geografia Agraria, campo que se preocupa com o cultivo, condição e produção de alimentos.

 

2.      Astronomia

Não confunda Astronomia e Astrologia. Astronomia não tem a ver com signos, mas sim, com as condições morfológicas, e fisioquímicas do céu, superfície e espaço. E essa área também precisa de mapas detalhados.

Regiões de instabilidade, fluxogramas de correntes de vento, condições climáticas, localização espacial e rotas considerando a rotação da Terra são algumas das (muitas) áreas envolvidas na produção de mapas do céu.

Mapas com previsões meteorológicas, vitais para a população e para a indústria agropecuária, também são produzidas por profissionais desse campo de trabalho.

Claro que identificar estrelas e planetas é, também, um trabalho dos astrônomos e dos cartógrafos de astronomia (e isso pode ser utilizado por um astrólogo). É com essas informações que, por exemplo, se prevê onde cairão meteoritos, em que região da estratosfera uma nave de entrar, quando volta do espaço entre outros.

 

3.      Geopolítica

Um mapa Geopolítico não é apenas um mapa com fronteiras e capitais, apesar de a Geopolítica lidar com essas questões. Essa é a versão “escolar” do mapa.

Esses mapas são essenciais para a definição de Políticas Internacionais e resolução de conflitos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.