Por que fazer cursos novos durante toda a sua vida é importante?

 

Quando falamos de cursos de aperfeiçoamento e educação continuada, é comum relacionarmos eles ao início da vida profissional. A pessoa obtém um titulo de graduação, e faz esses cursos para se especializar em uma área.

Logo, muitos profissionais com carreiras consolidadas no mercado, simplesmente, desistem de continuar seus estudos. Ou pelo menos, os estudos formais – com professor e aulas.

Claro que ler é estudar, também. Mas nesse caso trata-se de uma maneira de estudos individualizada. Quando muito, envolve um clube de leitura ou um fórum de internet, para trocas.

Porém, isso não é a mesma coisa do que estar em uma sala de aula – virtual ou presencial. Fazer cursos novos, ao longo de toda a sua vida, traz inúmeros benefícios, para além do conhecimento profissional.

Estudar algum tema ou habilidade, mesmo que seja algo fora de seu campo de trabalho direto, não ajuda apenas na carreira. Você sabe quais são elas? Sabe como estudo pode ajudar sua saúde?

Veja quais são as vantagens de estudar, ao longo de toda a vida, e aproveite nossos diversos cursos online grátis!

 

1.     Quando você começa um curso novo, você organiza sua vida

Fazer um curso pressupõe a habilidade de conciliar estudos e trabalho. Isso é de enorme vantagem, quando pensamos em aprimoramento pessoal, pois, imersos no trabalho, muitas vezes nos esquecemos da “vida lá fora”.

Logo, ao realizar um curso, você está desenvolvendo competências organizacionais, que podem trazer inúmeros benefícios para sua vida privada.

Sabe a sensação de “estar perdendo o controle das coisas”? Começar um curso novo pode ser uma ótima maneira de trazer a sensação de autocontrole de volta às suas mãos!

 

2.     Cursos fazem você se destacar profissionalmente

Profissionais que continuam seus estudos se destacam, diante de seus chefes, pois mostram que seu perfil pessoal e profissional é mais amplo do o ambiente de trabalho pode sugerir.

Mesmo que o curso não seja diretamente ligado a seu campo de atuação, ele traz novas perspectivas sobre a vida. Afinal, os estudos são isso: conclusões que alguém teve, após anos de pesquisas.

Logo, um curso é uma forma de pensar e perceber novas ideias. Nunca se esqueça de um importante conceito nas teorias de ensino-aprendizagem: transdisciplinariedade.

 

3.     Cursos ampliam sua visão sobre si mesmo

No nosso cotidiano de trabalho, muitas vezes lidamos com situações adversas, que levam a respostas inesperadas, ou mesmo a insucessos.

Nesse sentido, fazer um curso é uma forma de você perceber que suas habilidades são múltiplas. É uma maneira de você trazer novos conhecimentos sobre si mesmo.

Com um novo curso, você amplia seus conhecimentos sobre o mundo e suas capacidades de dar respostas criativas, aos mais diversos problemas.

 

4.     Cursos novos ajudam você a exercitar seu cérebro

Quando você está fazendo um novo curso, você exercita e estimula seu cérebro, tanto no que se refere à memória, quanto na criação de novas sinapses.

Isso ajuda a renovar seus neurônios, prevenindo o cérebro de doenças.

 

Siga o Pensar Cursos também no Google Notícias e fique atualizado(a)

Participe de nosso grupo Whatsapp e fique informado(a) em tempo real gratuitamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.